Table of Contents Table of Contents
Previous Page  281 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 281 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

281

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

22). De fato, não se rata de negar a relevância do desenvol-

vimento científico e tecnológico, mas de priorizar a quali-

dade das relações humanas, a partilha dos resultados dos

avanços, a igualdade de oportunidades e o respeito a si, aos

outros e ao ambiente.

Nesse sentido, a formação de líderes supõe, na verda-

de, a capacitação de indivíduos para exercer o protagonis-

mo social, defendendo a cidadania e os direitos humanos.

Tal protagonismo materializa-se no “compromisso com os

destinos do país. Compromisso com seu povo. Com o ho-

mem concreto. Compromisso com o ser mais deste homem”

(FREIRE, 2007, p. 25).

Sobre o papel do educador nesse contexto, Freire

considera que

:

Você, eu, um sem-número de educadores sabemos

todos que a educação não é a chave das transfor-

mações do mundo, mas sabemos também que as

mudanças do mundo são um quefazer educativo

em si mesmas. Sabemos que a educação não pode

tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exa-

tamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força

a serviço de nossos sonhos (1991, p. 126).

No meio acadêmico, o educador pode ser o potencia-

lizador da capacidade de sonhar dos seus alunos, mobilizan-

do suas potencialidades para a construção do conhecimen-

to, e, consequentemente, para a superação das condições

de opressão. Para tanto, as práticas pedagógicas necessitam

ser significativas, desafiando os universitários a engajarem-

-se socialmente.

A liderança, nesse ínterim, é ação voltada ao bem

do coletivo. A pró atividade visa o progresso da sociedade

como um todo. “Vê-se necessidade de despertar a consciên-

cia de que todo ser humano é sempre agente transformador

do mundo e que essa ação deve ser dirigida no sentido de

uma busca pela melhoria do ambiente e das pessoas” (AN-

TUNES, 2004, p. 47).

A ação educativa acontece na relação educador e edu-

cando, mas é permeada pelo desejo incessante que aguça a