XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
281
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
22). De fato, não se rata de negar a relevância do desenvol-
vimento científico e tecnológico, mas de priorizar a quali-
dade das relações humanas, a partilha dos resultados dos
avanços, a igualdade de oportunidades e o respeito a si, aos
outros e ao ambiente.
Nesse sentido, a formação de líderes supõe, na verda-
de, a capacitação de indivíduos para exercer o protagonis-
mo social, defendendo a cidadania e os direitos humanos.
Tal protagonismo materializa-se no “compromisso com os
destinos do país. Compromisso com seu povo. Com o ho-
mem concreto. Compromisso com o ser mais deste homem”
(FREIRE, 2007, p. 25).
Sobre o papel do educador nesse contexto, Freire
considera que
:
Você, eu, um sem-número de educadores sabemos
todos que a educação não é a chave das transfor-
mações do mundo, mas sabemos também que as
mudanças do mundo são um quefazer educativo
em si mesmas. Sabemos que a educação não pode
tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exa-
tamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força
a serviço de nossos sonhos (1991, p. 126).
No meio acadêmico, o educador pode ser o potencia-
lizador da capacidade de sonhar dos seus alunos, mobilizan-
do suas potencialidades para a construção do conhecimen-
to, e, consequentemente, para a superação das condições
de opressão. Para tanto, as práticas pedagógicas necessitam
ser significativas, desafiando os universitários a engajarem-
-se socialmente.
A liderança, nesse ínterim, é ação voltada ao bem
do coletivo. A pró atividade visa o progresso da sociedade
como um todo. “Vê-se necessidade de despertar a consciên-
cia de que todo ser humano é sempre agente transformador
do mundo e que essa ação deve ser dirigida no sentido de
uma busca pela melhoria do ambiente e das pessoas” (AN-
TUNES, 2004, p. 47).
A ação educativa acontece na relação educador e edu-
cando, mas é permeada pelo desejo incessante que aguça a