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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
radores e como esta forma se relaciona com a motivação
das pessoas no ambiente de trabalho. Uma organização só
alcança bons resultados e se torna coesa quando considera
as pessoas que estão por detrás de tudo isso.
As pessoas trabalham com e para a organização, mui-
to mais felizes e motivadas quando têm consciência de seu
papel na empresa e na sociedade, quando gostam do que
realizam e quando acreditam nos valores da organização. Eis
aí a grande responsabilidade do líder: buscar o desenvolvi-
mento integral de sua equipe a fim de que todos possam
dar o melhor de si para a empresa, levando energia e talento
para o trabalho, tornado melhor o desempenho da organi-
zação e atingindo os resultados esperados.
Pessoas são, portanto, fundamentais para o desen-
volvimento das organizações sendo elas as responsáveis
pelo sucesso, mas tudo depende do grau de importância
que as organizações estão dando as pessoas que prestam
serviços. Para o colaborador ‘vestir a camisa’ da empresa,
precisa entender o sentido de missão que a própria empre-
sa está proporcionando.
No que concerne às habilidades do líder, vale salientar
que o administrador, em sua função de líder enfrenta diver-
sos desafios ao longo da sua permanência na organização e
diante desses desafios o líder, para ser bem sucedido profis-
sionalmente, de acordo com Minicucci (1992, p. 53), precisa
desenvolver três competências que são: o conhecimento; a
perspectiva e a atitude:
- O conhecimento - significa todo acervo de informa-
ções, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o
líder possui a respeito de sua especialidade. Como o conhe-
cimento muda a cada instante em função da mudança e da
inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior, o
líder precisa atualizar-se constantemente e renová-lo con-
tinuamente, isso significa aprender a aprender, a ler, a ter
contato com outras pessoas e profissionais e, sobretudo re-
ciclar-se continuamente para não tornar-se obsoleto e ultra-
passado em seus conhecimentos.