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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

radores e como esta forma se relaciona com a motivação

das pessoas no ambiente de trabalho. Uma organização só

alcança bons resultados e se torna coesa quando considera

as pessoas que estão por detrás de tudo isso.

As pessoas trabalham com e para a organização, mui-

to mais felizes e motivadas quando têm consciência de seu

papel na empresa e na sociedade, quando gostam do que

realizam e quando acreditam nos valores da organização. Eis

aí a grande responsabilidade do líder: buscar o desenvolvi-

mento integral de sua equipe a fim de que todos possam

dar o melhor de si para a empresa, levando energia e talento

para o trabalho, tornado melhor o desempenho da organi-

zação e atingindo os resultados esperados.

Pessoas são, portanto, fundamentais para o desen-

volvimento das organizações sendo elas as responsáveis

pelo sucesso, mas tudo depende do grau de importância

que as organizações estão dando as pessoas que prestam

serviços. Para o colaborador ‘vestir a camisa’ da empresa,

precisa entender o sentido de missão que a própria empre-

sa está proporcionando.

No que concerne às habilidades do líder, vale salientar

que o administrador, em sua função de líder enfrenta diver-

sos desafios ao longo da sua permanência na organização e

diante desses desafios o líder, para ser bem sucedido profis-

sionalmente, de acordo com Minicucci (1992, p. 53), precisa

desenvolver três competências que são: o conhecimento; a

perspectiva e a atitude:

- O conhecimento - significa todo acervo de informa-

ções, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o

líder possui a respeito de sua especialidade. Como o conhe-

cimento muda a cada instante em função da mudança e da

inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior, o

líder precisa atualizar-se constantemente e renová-lo con-

tinuamente, isso significa aprender a aprender, a ler, a ter

contato com outras pessoas e profissionais e, sobretudo re-

ciclar-se continuamente para não tornar-se obsoleto e ultra-

passado em seus conhecimentos.