XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
271
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA
FORMAÇÃO DE LÍDERES: CONTRIBUIÇÕES
FREIRIANAS PARA PENSAR A LIDERANÇA
ENQUANTO SUPERAÇÃO DA OPRESSÃO
Yasmim Burin
1
Lizandra Andrade Nascimento
2
RESUMO:
O presente artigo aborda o papel da educação
na formação de líderes, com base nas concepções freirianas.
O objetivo principal do estudo é destacar a relevância do
processo educacional, enquanto possibilidade de supera-
ção das condições de opressão e vivência da vocação do
ser
mais
. Sendo assim, a noção de liderança que nos interessa
é aquele que pensa o líder como alguém capaz de agir com
decisão, consciência crítica e pró atividade, em benefício
do coletivo. Tal noção contrapõe-se aos ideais neoliberais
que pressupõem a liderança como exercício de dominação
dos demais ou como competitividade e individualismo. A
fundamentação no ideário de Paulo Freire justifica-se pelas
importantes contribuições do autor, para pensarmos uma
formação libertadora e emancipatória. Almejamos corrobo-
rar a ideia de que a liderança não é inata, podendo ser exer-
cida por todos, a partir do desenvolvimento de habilidades
e competências, bem como da formação ética, cidadã e crí-
tica, tendo em vista a capacitação para o trabalho em equi-
pe e para o comprometimento com a coletividade. Para dar
conta desses desafios, a educação precisa transformar-se,
resinificando-se as práticas pedagógicas, de modo que os
indivíduos sejam protagonistas de seus próprios processos
de aprendizagem.
Palavras-chave:
Formação Acadêmica. Paulo Freire. Lide-
rança. Transformação.
1
Acadêmica de Administração na URI – São Luiz Gonzaga. Bolsista de Ini-
ciação Científica – PIIC/URI. E-mail
yasmimburin@outlook.com.2
Professora orientadora. Docente na E.E.E.F. Piratini e na URI-SLG. E-mail:
lizandra_a_nascimento@yahoo.com.br.