272
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
INTRODUÇÃO
Neste texto, destacamos o papel da formação acadê-
mica no desenvolvimento da liderança, apoiando-se nos es-
critos freirianos para compreender a capacidade de liderar
como superação das condições de opressão. Enfatizamos,
portanto, que a liderança não pode ser restrita a poucos
indivíduos, mas precisa ser incentivada entre todos os es-
tudantes, de modo que desenvolvam habilidades e compe-
tências que lhes propicie assumir o protagonismo social e
comprometer-se com a sociedade.
A escassez de líderes e as dificuldades vivenciadas pela
população regional instigam a pensar sobre os desafios da
transformação social, cultural e educacional no cenário con-
temporâneo. Tal problemática pode estar relacionada com
o processo de formação, uma vez que, em geral, o percur-
so da graduação restringe-se à capacitação técnica, negli-
genciando as dimensões ético-política, científica e estética
do processo formativo. Diante do exposto, o problema que
embasa a presente pesquisa é o seguinte: A formação aca-
dêmica oportuniza o desenvolvimento da liderança? Como
a Universidade pode aprimorar o processo formativo, capa-
citando os indivíduos para o exercício da liderança?
Vale ressaltar que a concepção de liderança que utili-
zamos, nesse ínterim, não se refere ao sentido neoliberal de
competitividade, mas de pro-atividade voltada ao desenvol-
vimento social e humanizado. Por isso, os escritos de Paulo
Freire contribuem para iluminar as reflexões a este respeito,
posto que defendem uma formação humanizada e eman-
cipatória, capaz de propiciar a superação das condições de
opressão, por meio da construção do conhecimento.
CONCEITUAÇÃO DE LIDERANÇA
Segundo Chiavenato (1999), liderança supõe influen-
ciar pessoas, sendo que a influência é como uma “transação
interpessoal, em que uma pessoa age no sentido de modi-
ficar ou provocar o comportamento de outra, de maneira