Table of Contents Table of Contents
Previous Page  272 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 272 / 2428 Next Page
Page Background

272

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

INTRODUÇÃO

Neste texto, destacamos o papel da formação acadê-

mica no desenvolvimento da liderança, apoiando-se nos es-

critos freirianos para compreender a capacidade de liderar

como superação das condições de opressão. Enfatizamos,

portanto, que a liderança não pode ser restrita a poucos

indivíduos, mas precisa ser incentivada entre todos os es-

tudantes, de modo que desenvolvam habilidades e compe-

tências que lhes propicie assumir o protagonismo social e

comprometer-se com a sociedade.

A escassez de líderes e as dificuldades vivenciadas pela

população regional instigam a pensar sobre os desafios da

transformação social, cultural e educacional no cenário con-

temporâneo. Tal problemática pode estar relacionada com

o processo de formação, uma vez que, em geral, o percur-

so da graduação restringe-se à capacitação técnica, negli-

genciando as dimensões ético-política, científica e estética

do processo formativo. Diante do exposto, o problema que

embasa a presente pesquisa é o seguinte: A formação aca-

dêmica oportuniza o desenvolvimento da liderança? Como

a Universidade pode aprimorar o processo formativo, capa-

citando os indivíduos para o exercício da liderança?

Vale ressaltar que a concepção de liderança que utili-

zamos, nesse ínterim, não se refere ao sentido neoliberal de

competitividade, mas de pro-atividade voltada ao desenvol-

vimento social e humanizado. Por isso, os escritos de Paulo

Freire contribuem para iluminar as reflexões a este respeito,

posto que defendem uma formação humanizada e eman-

cipatória, capaz de propiciar a superação das condições de

opressão, por meio da construção do conhecimento.

CONCEITUAÇÃO DE LIDERANÇA

Segundo Chiavenato (1999), liderança supõe influen-

ciar pessoas, sendo que a influência é como uma “transação

interpessoal, em que uma pessoa age no sentido de modi-

ficar ou provocar o comportamento de outra, de maneira