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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mente referendado, em que os frutos dos avanços tecnoló-

gicos e científicos sejam partilhados por todos.

A Importância da Educação da Formação para a Liderança

Relacionar o processo formativo no Ensino Superior

com o desenvolvimento da liderança, supõe acreditar no

poder transformador da educação. Essa aposta fundamen-

ta-se na afirmativa de Paulo Freire

:

“Se a educação sozinha,

não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade

muda.”

(FREIRE, 2000, p.67).

Nesta perspectiva, o Ensino Superior não pode resumir-

-se a uma diplomação, ao desenvolvimento de técnicas para

o exercício profissional. A partir de sua dimensão ético-po-

lítica, a educação necessita cooperar com a sociedade, for-

mando indivíduos capazes de agir e interagir, garantindo não

somente a sobrevivência da humanidade e do planeta, como

também a resolução de problemas inadiáveis do contexto

contemporâneo. Esse é o tipo de líder que interessa formar.

Consequentemente, cabe ao professor mais do que a

socialização do conhecimento e a organização de espaços-

-tempos de aprendizagem. Na concepção de Paulo Freire, o

educador comprometido “ensina os conteúdos de sua disci-

plina com rigor e com rigor cobra a produção dos educan-

dos, mas não esconde a sua opção política na neutralidade

impossível de seu que-fazer” (2000, p. 44). Portanto, a di-

mensão ético-política da educação, especialmente na Uni-

versidade, em que a relação ocorre entre adultos, torna-se

central, a fim de que a formação técnico-científica conduza

ao desenvolvimento de competências, e, paralelamente, à

assunção de posturas críticas diante do mundo, a partir das

quais os indivíduos comprometam-se com uma projeto hu-

manizado de sociedade.

De acordo com Freire, “se o meu compromisso é real-

mente com o homem concreto, com a causa de sua huma-

nização, de sua libertação, não posso por isso mesmo pres-

cindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais me vou

instrumentando para melhor lutar por esta causa” (2007, p.