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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mente referendado, em que os frutos dos avanços tecnoló-
gicos e científicos sejam partilhados por todos.
A Importância da Educação da Formação para a Liderança
Relacionar o processo formativo no Ensino Superior
com o desenvolvimento da liderança, supõe acreditar no
poder transformador da educação. Essa aposta fundamen-
ta-se na afirmativa de Paulo Freire
:
“Se a educação sozinha,
não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade
muda.”
(FREIRE, 2000, p.67).
Nesta perspectiva, o Ensino Superior não pode resumir-
-se a uma diplomação, ao desenvolvimento de técnicas para
o exercício profissional. A partir de sua dimensão ético-po-
lítica, a educação necessita cooperar com a sociedade, for-
mando indivíduos capazes de agir e interagir, garantindo não
somente a sobrevivência da humanidade e do planeta, como
também a resolução de problemas inadiáveis do contexto
contemporâneo. Esse é o tipo de líder que interessa formar.
Consequentemente, cabe ao professor mais do que a
socialização do conhecimento e a organização de espaços-
-tempos de aprendizagem. Na concepção de Paulo Freire, o
educador comprometido “ensina os conteúdos de sua disci-
plina com rigor e com rigor cobra a produção dos educan-
dos, mas não esconde a sua opção política na neutralidade
impossível de seu que-fazer” (2000, p. 44). Portanto, a di-
mensão ético-política da educação, especialmente na Uni-
versidade, em que a relação ocorre entre adultos, torna-se
central, a fim de que a formação técnico-científica conduza
ao desenvolvimento de competências, e, paralelamente, à
assunção de posturas críticas diante do mundo, a partir das
quais os indivíduos comprometam-se com uma projeto hu-
manizado de sociedade.
De acordo com Freire, “se o meu compromisso é real-
mente com o homem concreto, com a causa de sua huma-
nização, de sua libertação, não posso por isso mesmo pres-
cindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais me vou
instrumentando para melhor lutar por esta causa” (2007, p.