Table of Contents Table of Contents
Previous Page  309 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 309 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

309

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E

EJA NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO

DOCENTE: O PROEJA NA PAUTA DAS

POLÍTICAS PÚBLICAS E IFS

Márcia Adriana Rosmann

1

Marcos José Andrighetto

2

Palavras-chave:

Sujeitos. Problematização. Formação Integral.

O ato político para mim, para nós, é vencer as clas-

ses dominantes, sem dúvida nenhuma, mas aconte-

ce que a minha relação, a nossa relação, a do Lula,

a do Weffort, etc., com os grupos das classes sociais

dominadas, com as massas populares, é no sentido

de participar da sua mobilização, aprendendo e en-

sinando. (FREIRE, 2008, p. 33)

INTRODUÇÃO

A formação docente tem sido temática recorrente na

pauta das políticas públicas, no meio acadêmico e na so-

ciedade como um todo nas últimas décadas, especialmente

com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação

(LDB), lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Depois de

tramitar por mais de doze anos, apresenta inúmeros cami-

nhos para a democratização de acesso ao ensino público

destinado às classes populares, previstos, também, na Cons-

tituição Cidadã (1988). Com isso, e com a perspectiva de

“um país para todos”, e de, “todos pela educação” a gestão

federal, que se iniciou ainda na primeira metade dos anos

1

IFFar,

Campus

Santo Augusto. Mestra em Educação (UPF, 2009). E-mail:

marcia.rosmann@iffarroupilha.edu.br.

2

IFFar,

Campus

Santo Augusto. Mestrando em Educação Profissional e Tec-

nológica (IFFar/UFSM 2017-2019). E-mail:

marcos.andrighetto@iffarroupilha. edu.br.