XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
309
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E
EJA NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO
DOCENTE: O PROEJA NA PAUTA DAS
POLÍTICAS PÚBLICAS E IFS
Márcia Adriana Rosmann
1
Marcos José Andrighetto
2
Palavras-chave:
Sujeitos. Problematização. Formação Integral.
O ato político para mim, para nós, é vencer as clas-
ses dominantes, sem dúvida nenhuma, mas aconte-
ce que a minha relação, a nossa relação, a do Lula,
a do Weffort, etc., com os grupos das classes sociais
dominadas, com as massas populares, é no sentido
de participar da sua mobilização, aprendendo e en-
sinando. (FREIRE, 2008, p. 33)
INTRODUÇÃO
A formação docente tem sido temática recorrente na
pauta das políticas públicas, no meio acadêmico e na so-
ciedade como um todo nas últimas décadas, especialmente
com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(LDB), lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Depois de
tramitar por mais de doze anos, apresenta inúmeros cami-
nhos para a democratização de acesso ao ensino público
destinado às classes populares, previstos, também, na Cons-
tituição Cidadã (1988). Com isso, e com a perspectiva de
“um país para todos”, e de, “todos pela educação” a gestão
federal, que se iniciou ainda na primeira metade dos anos
1
IFFar,
Campus
Santo Augusto. Mestra em Educação (UPF, 2009). E-mail:
marcia.rosmann@iffarroupilha.edu.br.2
IFFar,
Campus
Santo Augusto. Mestrando em Educação Profissional e Tec-
nológica (IFFar/UFSM 2017-2019). E-mail:
marcos.andrighetto@iffarroupilha. edu.br.