Table of Contents Table of Contents
Previous Page  315 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 315 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

315

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

co-metodológicas que sustenta-na atualmente, e que não

podem perder seu foco: o CI e a formação humano-profis-

sional omnilateral.

PROEJA: DA POLÍTICA À EFETIVAÇÃO PRÁTICA DA

MODALIDADE

Nesta seção aborda-se a política do PROEJA no âmbi-

to dos IFs, de sua gênese a efetivação prática, assim como

os desafios encontrados pelos educadores no atendimento

da formação a que se propõem estas instituições educacio-

nais. O PROEJA, inicialmente criado pelo Decreto 5478/05,

sofreu alterações e teve a oferta de vagas ampliadas pelo

Decreto 5840/06. Segundo Maraschin (2015) a ampliação da

abrangência do Programa buscou relacionar o aumento da

escolaridade à formação profissional, dando oportunidade

aos cidadãos de dispor de “alternativas para o mundo do

trabalho”. Complementa a autora dizendo que para a his-

tória da EJA, marcada pela luta dos fóruns e organizações

sociais, “o PROEJA é uma conquista”. (p. 107-108).

Nesse sentido, busca-se no PROEJA a formação inte-

gral do sujeito, não somente a educação para o mundo do

trabalho, mas, visa articular o aumento de escolaridade com

a qualificação social. Tal preocupação também pode ser vis-

ta no Documento Base do Programa:

[...] perseguir a construção de um modelo de so-

ciedade no qual o sistema educacional proporcione

condições para que todos os cidadãos e cidadãs,

independente de sua origem socioeconômica, te-

nham acesso, permanência e êxito na educação bá-

sica pública, gratuita, unitária e com qualidade para

as faixas etárias regulares, e que garanta o direito a

aprender por toda a vida a jovens, homens e mu-

lheres (BRASIL, 2007, p. 34).

Vemos claramente que esta modalidade de ensino

tem o papel de proporcionar não somente a formação bási-

ca ou qualificação para o trabalho, mas, principalmente, ser

capaz de desenvolver a formação integral dos sujeitos, edu-