XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
co-metodológicas que sustenta-na atualmente, e que não
podem perder seu foco: o CI e a formação humano-profis-
sional omnilateral.
PROEJA: DA POLÍTICA À EFETIVAÇÃO PRÁTICA DA
MODALIDADE
Nesta seção aborda-se a política do PROEJA no âmbi-
to dos IFs, de sua gênese a efetivação prática, assim como
os desafios encontrados pelos educadores no atendimento
da formação a que se propõem estas instituições educacio-
nais. O PROEJA, inicialmente criado pelo Decreto 5478/05,
sofreu alterações e teve a oferta de vagas ampliadas pelo
Decreto 5840/06. Segundo Maraschin (2015) a ampliação da
abrangência do Programa buscou relacionar o aumento da
escolaridade à formação profissional, dando oportunidade
aos cidadãos de dispor de “alternativas para o mundo do
trabalho”. Complementa a autora dizendo que para a his-
tória da EJA, marcada pela luta dos fóruns e organizações
sociais, “o PROEJA é uma conquista”. (p. 107-108).
Nesse sentido, busca-se no PROEJA a formação inte-
gral do sujeito, não somente a educação para o mundo do
trabalho, mas, visa articular o aumento de escolaridade com
a qualificação social. Tal preocupação também pode ser vis-
ta no Documento Base do Programa:
[...] perseguir a construção de um modelo de so-
ciedade no qual o sistema educacional proporcione
condições para que todos os cidadãos e cidadãs,
independente de sua origem socioeconômica, te-
nham acesso, permanência e êxito na educação bá-
sica pública, gratuita, unitária e com qualidade para
as faixas etárias regulares, e que garanta o direito a
aprender por toda a vida a jovens, homens e mu-
lheres (BRASIL, 2007, p. 34).
Vemos claramente que esta modalidade de ensino
tem o papel de proporcionar não somente a formação bási-
ca ou qualificação para o trabalho, mas, principalmente, ser
capaz de desenvolver a formação integral dos sujeitos, edu-