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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a perspectiva de suscitar alguns aspectos, ainda

que lineares, apenas, da formação e do trabalho docente

no contexto da história da EP e da EJA, bem como sua in-

tegração, em meados da década de 2000, com a criação

do PROEJA, é que esse texto foi elaborado, e, defende uma

educação pública de excelência, com acesso e permanên-

cia para os estudantes dessa modalidade de ensino. Para

isso, a preocupação com a formação e o trabalho docente

é fundamental, uma vez podem garantir a qualidade das

experiências didático-pedagógicas, cujas especificidades

carecem de atenção especial. Teorias e metodologias di-

ferenciadas foram e são desenvolvidas para auxiliar nesse

processo.

Um exemplo clássico é a obra de Paulo Freire (1921-

1997). Seu legado teórico-prático, sua práxis pedagógica,

portanto, nos tem sido referência em educação pública, em

educação popular. “Práxis que, sendo reflexão e ação verda-

deiramente transformadora da realidade, é fonte de conhe-

cimento e reflexivo e criação”. (FREIRE, 2014, p. 127). Nesse

sentido, a práxis docente nas licenciaturas, requer o enten-

dimento de temáticas relacionadas a questões do mundo da

vida dos estudantes da EJA e PROEJA, para que, no momen-

to seguinte, os acadêmicos formados possam, igualmente,

realizar uma práxis verdadeiramente humano-progressista

junto aos estudantes da educação básica, sobretudo das

modalidades mencionadas.

REFERÊNCIAS

BRASIL.

Lei nº. 11.892

, de 29 de dezembro de 2008. Cria

a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e

Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação,

Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Dis-

ponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>

Acesso em: 07

mar 2018.