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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a perspectiva de suscitar alguns aspectos, ainda
que lineares, apenas, da formação e do trabalho docente
no contexto da história da EP e da EJA, bem como sua in-
tegração, em meados da década de 2000, com a criação
do PROEJA, é que esse texto foi elaborado, e, defende uma
educação pública de excelência, com acesso e permanên-
cia para os estudantes dessa modalidade de ensino. Para
isso, a preocupação com a formação e o trabalho docente
é fundamental, uma vez podem garantir a qualidade das
experiências didático-pedagógicas, cujas especificidades
carecem de atenção especial. Teorias e metodologias di-
ferenciadas foram e são desenvolvidas para auxiliar nesse
processo.
Um exemplo clássico é a obra de Paulo Freire (1921-
1997). Seu legado teórico-prático, sua práxis pedagógica,
portanto, nos tem sido referência em educação pública, em
educação popular. “Práxis que, sendo reflexão e ação verda-
deiramente transformadora da realidade, é fonte de conhe-
cimento e reflexivo e criação”. (FREIRE, 2014, p. 127). Nesse
sentido, a práxis docente nas licenciaturas, requer o enten-
dimento de temáticas relacionadas a questões do mundo da
vida dos estudantes da EJA e PROEJA, para que, no momen-
to seguinte, os acadêmicos formados possam, igualmente,
realizar uma práxis verdadeiramente humano-progressista
junto aos estudantes da educação básica, sobretudo das
modalidades mencionadas.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Lei nº. 11.892
, de 29 de dezembro de 2008. Cria
a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e
Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação,
Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Dis-
ponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>Acesso em: 07
mar 2018.