324
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
que envolve o acesso a terra, a capacitação dos jovens e
o futuro da agricultura familiar. Por fim, observa-se grande
movimentação ao redor das teorias de Paulo Freire, pois a
relação entre a ação, reflexão, ação é o fio condutor da pe-
dagogia adotada no curso, “a formação em alternância” pois
a conexão entre os momentos que o educando permanece
no seu meio socioprofissional, no tempo comunidade, se
complementa no tempo universidade e o aprendizado faz
então sentido na vida real de cada educando.
Palavras-chave:
Crédito Fundiário. Educação do Campo.
Agricultura Familiar.
INTRODUÇÃO
A preocupação em torno dos processos sucessórios
nas propriedades agrícolas familiares estão na pauta do de-
senvolvimento rural contemporâneo, de processos como
estes depende a segurança alimentar da sociedade. Nessa
discussão o acesso a terra por parte de jovens rurais, as-
sim como a sua capacitação, através de políticas públicas
como o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e o
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRO-
NERA) precisam ser amplamente trabalhadas nos territórios
rurais, especialmente naqueles onde destaca-se a agricultu-
ra familiar.
Apontamos aqui a teoria de que os atores sociais, nes-
te caso os agricultores, beneficiários do crédito fundiário,
desenvolvem ações, que passam a fortalecer seu espaço so-
cial, tornando-os capazes de entender a si e a outros setores
da sociedade, mesmos a eles impostas condições de produ-
ção, de mercado, possuem capacidades de organização, de
inovação e construir alternativas produtivas, que os adap-
tam e levam a inserir-se como atores sociais.
A Pedagogia da Alternância utilizada no Curso Supe-
rior de Tecnologia em Agropecuária da Universidade Regio-
nal Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus