XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
327
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
Frederico Westphalen – RS, com Beneficiário do Credito
Fundiário, através do PRONERA – Programa Nacional de
Educação na Reforma Agrária, Decreto nº 7.352 de 04 de
novembro de 2010, possibilitando desenvolver projetos de
caráter formal, onde as demandas de educação do campo,
fruto de debates e necessidades sociais, regionais, territo-
riais, possam ser executadas em parceria com instituições
de ensino para beneficiários do Plano Nacional de Reforma
Agrária (PNRA), do crédito fundiário e dos projetos feitos
pelos órgãos estaduais, desde que reconhecidos pelo IN-
CRA (MANUAL DO PRONERA, 2016).
Os princípios dos cursos do PRONERA estão assegu-
rados na ideia de democratização do acesso à educação; in-
clusão; participação; interação; multiplicação e participação
social. O que caracteriza a proposta pedagógica do PRO-
NERA, para beneficiários do crédito fundiário é a relação da
educação com o desenvolvimento local.
A primeira turma do Pronera com beneficiários do
crédito fundiário
Iniciar uma turma do PRONERA significa possuir um
projeto pedagógico que de conta dos seguintes pressu-
postos pedagógicos: dialogo; práxis; transdisciplinaridade
e equidade. Historicamente as universidades proporciona-
ram propostas educacionais, tradicionais, estávamos então,
diante do primeiro grande desafio, fazer o novo com instru-
mentos pedagógicos novos.
Sendo que a URI-FW, está localizada em uma região
eminentemente agropecuária de base familiar e no seu en-
torno, a maior concentração por região de beneficiários do
crédito fundiário no Brasil, era necessário dar uma resposta
proativa a comunidade, ao setor produtivo e ao programa
de política pública, mas algo que fosse auxiliar principal-
mente os beneficiários e que efetivamente pudessem ser
sujeitos do processo de sua formação.
Passou-se a discutir o curso que a URI-FW, tinha na
área das Ciências Agrárias e que em seu contexto, possuía