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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

Frederico Westphalen – RS, com Beneficiário do Credito

Fundiário, através do PRONERA – Programa Nacional de

Educação na Reforma Agrária, Decreto nº 7.352 de 04 de

novembro de 2010, possibilitando desenvolver projetos de

caráter formal, onde as demandas de educação do campo,

fruto de debates e necessidades sociais, regionais, territo-

riais, possam ser executadas em parceria com instituições

de ensino para beneficiários do Plano Nacional de Reforma

Agrária (PNRA), do crédito fundiário e dos projetos feitos

pelos órgãos estaduais, desde que reconhecidos pelo IN-

CRA (MANUAL DO PRONERA, 2016).

Os princípios dos cursos do PRONERA estão assegu-

rados na ideia de democratização do acesso à educação; in-

clusão; participação; interação; multiplicação e participação

social. O que caracteriza a proposta pedagógica do PRO-

NERA, para beneficiários do crédito fundiário é a relação da

educação com o desenvolvimento local.

A primeira turma do Pronera com beneficiários do

crédito fundiário

Iniciar uma turma do PRONERA significa possuir um

projeto pedagógico que de conta dos seguintes pressu-

postos pedagógicos: dialogo; práxis; transdisciplinaridade

e equidade. Historicamente as universidades proporciona-

ram propostas educacionais, tradicionais, estávamos então,

diante do primeiro grande desafio, fazer o novo com instru-

mentos pedagógicos novos.

Sendo que a URI-FW, está localizada em uma região

eminentemente agropecuária de base familiar e no seu en-

torno, a maior concentração por região de beneficiários do

crédito fundiário no Brasil, era necessário dar uma resposta

proativa a comunidade, ao setor produtivo e ao programa

de política pública, mas algo que fosse auxiliar principal-

mente os beneficiários e que efetivamente pudessem ser

sujeitos do processo de sua formação.

Passou-se a discutir o curso que a URI-FW, tinha na

área das Ciências Agrárias e que em seu contexto, possuía