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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

A segunda turma do Pronera com beneficiários do

crédito fundiário

Em virtude de que o processo de seleção da primei-

ra turma, apresentou 120 candidatos, não restava dúvidas

de que havia a necessidade de uma segunda, terceira, en-

fim mais turmas. Elaborou-se então uma nova proposta em

chamada pública, edital PRONERA 03/2014, a fim de atender

essa demanda territorial. Após aprovada, em 2015, foi então

disponibilizada nova turma, no Curso Superior de Tecnologia

em Agropecuária da URI-FW, que hoje está no sexto semestre

de formação com 41 educando, pertencentes ao território da

cidadania do Médio Alto Uruguai e Noroeste Colonial.

A segunda turma reforça a necessidade de uma edu-

cação voltada a realidade das famílias do campo, a elabo-

ração e implantação do projeto profissional e de vida do

educando, torna-se o elemento aglutinador do processo de

formação entre o conhecimento existente fora da unidade

de produção e o que já construído pela família, portanto

esse instrumento pedagógico leva o educando a construir

sua história de vida, perpassa a ideia econômica, de ren-

da e de permanência no campo, ela produz uma identidade

pessoal, integral, torna sujeito da construção do seu projeto

pedagógico de vida e que caracteriza capacidade de res-

ponsabilizar-se pelo desenvolvimento local.

Hoje, com o projeto da terceira turma aprovado pela

Comissão Nacional do PRONERA, demonstra a capacidade

regional que o curso possui de dialogar, realizar a práxis

(FREIRE, 1987), unir os mais diferentes conceitos das ciên-

cias na resolução de problemas, a fim de promover a equi-

dade social, esperamos que os futuros governos tenham a

sensibilidade da necessidade da continuidade de propostas

pedagógicas educacionais que valorizem a realidade local, o

ser humano e o acesso à terra.

A qualificação e fortalecimento do acesso à terra

Preparar uma região para receber políticas públicas

como a de acesso à terra, no caso os beneficiários do PNCF, é