XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
A segunda turma do Pronera com beneficiários do
crédito fundiário
Em virtude de que o processo de seleção da primei-
ra turma, apresentou 120 candidatos, não restava dúvidas
de que havia a necessidade de uma segunda, terceira, en-
fim mais turmas. Elaborou-se então uma nova proposta em
chamada pública, edital PRONERA 03/2014, a fim de atender
essa demanda territorial. Após aprovada, em 2015, foi então
disponibilizada nova turma, no Curso Superior de Tecnologia
em Agropecuária da URI-FW, que hoje está no sexto semestre
de formação com 41 educando, pertencentes ao território da
cidadania do Médio Alto Uruguai e Noroeste Colonial.
A segunda turma reforça a necessidade de uma edu-
cação voltada a realidade das famílias do campo, a elabo-
ração e implantação do projeto profissional e de vida do
educando, torna-se o elemento aglutinador do processo de
formação entre o conhecimento existente fora da unidade
de produção e o que já construído pela família, portanto
esse instrumento pedagógico leva o educando a construir
sua história de vida, perpassa a ideia econômica, de ren-
da e de permanência no campo, ela produz uma identidade
pessoal, integral, torna sujeito da construção do seu projeto
pedagógico de vida e que caracteriza capacidade de res-
ponsabilizar-se pelo desenvolvimento local.
Hoje, com o projeto da terceira turma aprovado pela
Comissão Nacional do PRONERA, demonstra a capacidade
regional que o curso possui de dialogar, realizar a práxis
(FREIRE, 1987), unir os mais diferentes conceitos das ciên-
cias na resolução de problemas, a fim de promover a equi-
dade social, esperamos que os futuros governos tenham a
sensibilidade da necessidade da continuidade de propostas
pedagógicas educacionais que valorizem a realidade local, o
ser humano e o acesso à terra.
A qualificação e fortalecimento do acesso à terra
Preparar uma região para receber políticas públicas
como a de acesso à terra, no caso os beneficiários do PNCF, é