330
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
um desafio maior do que a concepção da própria política, pois
as forças do sistema dominante, com a busca do maior lucro,
transformam o valor das terras, as tecnologias e influenciam
diretamente no objetivos e atuação de profissionais e entida-
des, bem como dos próprios interessados. Portanto, é preciso
qualificar, divulgar e fortalecer a ideia de acesso à terra, como
uma forma muito mais dinâmica, de vida, de desenvolvimento
de pessoas, de produção de alimentos, de fortalecimento de
valores, cultura e mais que isso, de um campo com gente.
Para tanto, a área do conhecimento em Ciências Agrá-
rias da URI-FW, desenvolve através de seu programa perma-
nente de extensão, ações complementares a formação acadê-
mica, a exemplo do convênio, oriundo do chamamento Públi-
co, número 01/2014, MDA/SRA, de qualificação, divulgação e
fortalecimento do programa no acesso à terra junto aos be-
neficiários e futuros beneficiários do Crédito Fundiário com a
participação das mulheres e jovens no Território da Cidadania
do Médio Alto Uruguai. É preciso aproximar a comunidade
da universidade, para que programas públicos, associados,
cooperados, construídos coletivamente, como do PRONERA,
possam efetivar melhorias no tecido social das comunidades.
A concepção de qualificar, divulgar e oferecer um pro-
jeto para debater a situação de desenvolvimento e das poten-
cialidades das áreas do Crédito Fundiário no território da cida-
dania do Médio alto Uruguai e seu entorno se dá em função
de algumas condições sociais, políticas, econômicas e ambien-
tais. Precisamos destacar a característica social da agricultura
familiar, capaz de construir sistemas próprios de vida e ade-
quados as reais necessidades, porém, faz-se necessários que
obtenham formação de qualidade, a fim de serem os sujeitos
em sua região, e que possam construir melhores condições de
vida para suas famílias, mas principalmente possam construir
mecanismos que valorizem o direito à terra, mãe terra.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A abrangência das atividades em questão, envolvem
ensino, pesquisa e extensão, vinculadas de forma direta ao