XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
335
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE
HUMANA - A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA
ACADÊMICA NO IFRS-
CAMPUS
SERTÃO
Alexandra Ferronato Beatrici
1
RESUMO
: O artigo apresenta o Programa “Monitoria aca-
dêmica e grupo de estudos: inter- relação entre prática e
teoria no trabalho pedagógico” do IFRS –
Campus
Sertão,
tendo a monitoria como uma ação que auxilia os estudantes
no processo de aprendizagem, permanência e êxito acadê-
mico e como um canal para a problematização do trabalho
pedagógico e da formação docente. O programa se justifica
considerando o Projeto Pedagógico Institucional do IFRS e
a constituição da Comissão Interna de Acompanhamento
das Ações de Permanência e Êxito Acadêmico do IFRS. Tem
como objetivo auxiliar estudantes com dificuldades no pro-
cesso de aprendizagem e organização dos estudos. Os en-
contros são desenvolvidos em grupos ou individualmente,
realizados sistematicamente ou pontualmente. O trabalho
foi desenvolvido ao longo de 2017 com estudantes dos Cur-
sos Técnicos em Manutenção e Suporte em Informática e
em Agropecuária – modalidade Integrado ao Ensino Médio.
Metodologicamente estabelece um processo dialógico, par-
ticipativo e colaborativo, tendo como princípios a realidade
social construída pelos próprios seres humanos e o méto-
do dialético para conhecimento e intervenção na realidade.
O desenvolvimento do Programa ocorre com um educador
monitor, estudante de licenciatura, formação pedagógica
ou pós- graduação, que possui a atribuição de organizar
as monitorias, as atividades dos monitores discentes e os
encontros do grupo de estudo, e monitores discentes, que
desenvolvem as atividades de monitorias com os estudantes
que precisam. As avaliações e resultados foram positivos e
1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Edital de Bolsas de Ensino/IFRS. E-mail:
alexandra.beatrici@sertao.ifrs.edu.br