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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

pode ser compreendido como uma atividade de apoio dis-

cente ao processo de ensino e aprendizagem.

A monitoria acadêmica tem se mostrado nas Institui-

ções de Educação Superior como um programa que deve

cumprir, principalmente, duas funções: iniciar o estudante

na docência de nível superior e contribuir com a melhoria do

ensino de graduação. Por conseguinte, ela tem uma grande

responsabilidade no processo de socialização na docência

universitária, assim como na qualidade da formação profis-

sional oferecida em todas as áreas, o que também reverterá

a favor da formação do futuro docente.

Geralmente existem normas explícitas quanto às fun-

ções do monitor, do professor orientador e, em algumas

IES, do coordenador de monitoria no departamento ou cur-

so. No entanto, na prática, algumas vezes, acontecem cer-

tos desvios. Existem casos o monitor se torna apenas um

simples “tarefeiro”, executando tarefas muito simples como

buscar diários, coletar apagador e giz, transcrever notas, re-

ceber trabalhos de estudantes. Outras vezes, situações mais

graves ocorrem, quando o professor orientador “acredita”

que o monitor é seu empregado, desconsiderando por com-

pleto sua função de formador.

No tocante à formação para o ensino, a monitoria

deve ser pensada abarcando todo o processo de ensino. O

professor orientador necessita envolver o monitor nas fases

de planejamento, interação em sala de aula, laboratório ou

campo e na avaliação dos alunos e das aulas/disciplina. Evi-

dentemente, como reza algumas recomendações de IES, os

monitores não podem substituir os professores dando aulas

por estes. Eles são aprendizes, ainda não auferiram o nível

de competência de um professor. No entanto, tampouco

isso significa uma escusa para deixá-los, como salientamos,

executando apenas tarefas bastante limitadas quanto ao

teor formativo.

Faz- se necessário estabelecer um diálogo aberto com

o monitor, ouvindo suas opiniões desde a perspectiva de alu-

no e como elo que é entre o professor e os alunos. Isso tende