XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
345
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
EXTENSÃO-PESQUISA-ENSINO: A
REORIENTAÇÃO DO EIXO PEDAGÓGICO
COMO EXPRESSÃO E FUNDAMENTO DE
UMA UNIVERSIDADE TRANSFORMADORA
Simone Loureiro Brum Imperatore
1
Valdir Pedde
2
RESUMO:
A concepção do estudo dá-se ante os sinalizado-
res de um fazer pedagógico ancorado em correntes teóricas
sustentadas pela aprendizagem a partir de experiências/prá-
ticas sociais, pela indissociabilidade das dimensões acadê-
micas, pelo reconhecimento da extensão como intencionali-
dade, processo e metodologia de construção e socialização
de conhecimentos, e por práticas educativas emancipatórias
e transformadoras que considerem os novos coletivos so-
ciais, ora presentes e ainda invisíveis nas universidades, ora
excluídos do universo acadêmico. A pesquisa-ação-forma-
ção é a estratégia investigativa adotada, com vistas à cons-
trução de trajetórias a partir da reflexão docente sobre sua
prática. Os resultados apontam sinalizadores institucionais,
administrativo-operacionais e acadêmicos que se consoli-
dam em políticas acadêmicas no PDI 2017-2022.
Palavras-chave
: Curricularização da Extensão. Indissociabi-
lidade. Educação Superior.
INTRODUÇÃO
Novos sujeitos reivindicam correntes pedagógicas
plurais que contemplem a diversidade epistemológica de
conhecimentos científicos e não-científicos, o movimento
1
Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE) e Docente
e Diretora de Assuntos Comunitários da Universidade Luterana do Brasil
(ULBRA)
2
Doutor em Antropologia, docente do PPG em Diversidade Cultural e Inclu-
são Social da Universidade FEEVALE