XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
343
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
de licenciatura(s) a atribuição direcionada para a coordena-
ção das ações. Também é necessário ressaltar que as ações
da monitoria propostas atendem a configuração dos Insti-
tutos, ou seja, contemplam estudantes dos cursos técnicos
integrados ao Ensino Médio até os cursos de Educação Su-
perior. Nesse sentido e sem desconsiderar os objetivos mais
amplos da monitoria no processo de formação docente,
uma das perspectivas que melhor definem o que se preten-
de com a ação da monitoria, em sua relação direta com os
estudantes monitorados, é a perspectiva do trabalho peda-
gógico de tutoria direcionado aos estudantes indígenas.
CONCLUSÕES
A partir dessa perspectiva o IFRS-
Campus
Sertão tem
obtido resultados satisfatórios com a execução do programa
de monitoria acadêmica, fechando algumas lacunas existen-
tes no processo ensino-aprendizagem. Além da melhora pro-
gressiva nas notas dos estudantes, a interação social destes
alunos também é percebida pelos professores titulares, que
conseguem perceber que no espaço extra-classe há uma mo-
vimentação positiva no desempenho destes estudantes.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Senado Federal,
Lei Federal n.º 5540
, de 28 de no-
vembro de 1968.
CANDAU, V. M. F. (org.),
A didática em questão
. 30 ed. Pe-
trópolis, Vozes, 2010.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______.
Pedagogia do Oprimido
. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2005.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLO-
GIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS).
Projeto Peda-
gógico Institucional
. Disponível em:
<http://www.ifrs. edu.br/site/midias/arquivos/201226102555931ppi_ versao_final.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2018.