348
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
gicas que tenham por foco a subjetividade do aprendiz e as
interações entre os diferentes sujeitos. Configura um currí-
culo desenvolvido com base na interdisciplinaridade e na
assunção da transitoriedade da ciência e, por consequência,
no aprendizado contínuo. Defende a valorização da racio-
nalidade intuitiva e a incorporação da visão ecológica no
processo educativo, pautadas pela interatividade e interde-
pendência das relações naturais, sociais e culturais. Legitima
a educação como um sistema transformacional e dialógico,
traduzida nas relações educador-educando, educando e seu
contexto, universidade e comunidade, compreendendo o
indivíduo como um ser indiviso que constrói o conhecimen-
to usando as sensações, as emoções, a razão e a intuição
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nessa andarilhagem, incursionamos no mapeamento
das etapas de implantação da política institucional de exten-
são da ULBRA (historicização, ressignificação, territorializa-
ção, sistematização, integração extensão-pesquisa, curricu-
larização) e, a partir dos achados do percurso investigativo,
identificamos como sinalizadores da exequibilidade da reo-
rientação do eixo pedagógico:
• Natureza/identidade institucional (confessional, fi-
lantrópica);
• Ressignificação da extensão acadêmico-social, a
partir de programas e projetos de extensão;
• Trabalho em rede pesquisadora-coordenações (de
curso, acadêmicas, de extensão), NDEs e docentes;
• Reaproximação universidade-comunidade;
• Sistematização da arquitetura informacional de re-
gistros, controles, processos avaliativos;
• Formação continuada em extensão;
e da hierarquização de saberes imposta pela Modernidade, e em suas im-
plicações na educação superior.