XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
353
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
realidade, muitos de nossos/as alunos/as são nascidos no
campo. Essas condições afetam diretamente o acesso à edu-
cação, já que boa parte dos/as estudantes deixou de estudar
no tempo regular para exercer trabalho desde a adolescên-
cia, ou até mesmo na infância. Infelizmente, os/as mora-
dores/as do nosso município também enfrentam a pouca
oferta de equipamentos na área de cultura, sendo que as
redes educativas públicas (federal, municipal e estadual)
destacam-se como polos provedores de formação cultural.
Nesse sentido, o IFSul cumpre um papel muito relevante na
promoção de atividades e processos educativos diferencia-
dos. Além disso, cabe ressaltar que 78% de nosso público
discente, em 2017, são mulheres, com idade de 35 a 45 anos,
afastadas da escolarização formal há cerca de 10 anos. Nes-
se sentido, atuar como docente em um ambiente marcado
por processos de exclusão econômica e de gênero exige, ao
meu ver, iniciativas de empoderamento e fortalecimento da
identidade discente.
Como possível reflexo desse cenário social, os/as alu-
nos/as trazem consigo o raro ou pouco hábito de leitura e
escrita de textos literários. Por isso, um dos principais desa-
fios é criar uma cultura de consumo e valorização da litera-
tura, mostrando o prazer que a experiência estética pode
causar. Em relação ao conhecimento linguístico, mesmo que
o cenário social seja muito similar, é possível, entretanto,
perceber que cada pessoa traz consigo um diferente per-
curso de aprendizagem.
OBJETIVOS
Como projeto educativo,
Histórias que merecem ser
contadas
constitui-se com conjunto de ações construídas ao
longo do quarto semestre do curso Técnico Integrado em
Administração – modalidade Proeja- e tem como objetivos:
a) Valorizar as experiências de vida dos/as alunos/as,
através da narrativa de uma história pessoal rele-
vante;