Table of Contents Table of Contents
Previous Page  356 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 356 / 2428 Next Page
Page Background

356

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

para o fato de que estive afastada em função da materni-

dade e, por isso, minha colega Débora Taís Batista de Abreu

realizou as edições de 2017). Como trata-se de um projeto

realizado continuamente nas turmas de quarto semestre e

bastante valorizado pela comunidade escolar, quando ini-

ciaram as aulas, os/as alunos/as estavam curiosos e moti-

vados: já haviam ganhado e lido os exemplares das edições

anteriores. E é no primeiro dia de aula que a sensibilização

em relação à participação do projeto se dá de maneira mais

intensa.

Fomos até uma sala ampla e nos sentamos em círculo.

Nesse espaço, antes mesmo de apresentar qualquer infor-

mação sobre o projeto, coloquei-me no papel de narradora

e contei uma história muito especial da minha vida. Com

lágrimas nos meus olhos e nos de muitos ouvintes, deba-

temos, em seguida, sobre a experiência de falar sobre si, de

dividir com os outros momentos especiais de nossas vidas.

Também conversamos sobre o que sabiam sobre o projeto,

quais eram as suas expectativas e receios.

Em seguida, em duplas ou em trios, formados por eles

próprios (para que pudessem se sentir à vontade de con-

tar coisas tão pessoais), narraram oralmente duas ou três

histórias de sua trajetória. Nesse mesmo dia, com o auxílio

dos colegas, elegeram uma e iniciaram a escrita da primeira

versão do texto. Alguns deles não conseguiram finalizar em

aula e levaram a tarefa para a casa, com o compromisso de

trazê-la até dois dias antes da próxima aula, já que meu ob-

jetivo era realizar a leitura de todos os textos até o segundo

encontro.

Com as histórias em mãos, realizei a leitura e apontei

sugestões e comentários em relação a: escolha da história;

a maneira com que ela foi apresentada; a riqueza (ou o ex-

cesso) de detalhes; a organização do texto; e uso da varieda-

de urbana de prestígio. Além disso, escrevi um recado bem

pessoal, como forma de incentivo, escrevendo o que eu ha-

via sentido durante a leitura (ou seja, sobre a experiência

estética provocada pelo texto).