Table of Contents Table of Contents
Previous Page  362 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 362 / 2428 Next Page
Page Background

362

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

pessoas foi o filho de Mariza, rapaz transplantado aos 25

anos e que teve sua história narrada em nosso livro. Quando

estava no hospital, ele fez um único pedido a sua mãe: que

ela voltasse a estudar. Orgulhosa, minha aluna apresentou-

-me o filho que era o personagem principal de sua narrativa.

A segunda pessoa foi a avó de Giovana, senhora de 85 anos.

A estudante de 38 anos é uma das muitas mulheres de sua

família que lutam para dar uma vida melhor para seus/suas

filhos/as. Quando tive a oportunidade de ouvir desta senho-

ra que ela não via a hora de ler sua história, tive a certeza de

que o projeto incentiva a leitura e apresenta novas possibili-

dades para as pessoas de nossa comunidade.

AVALIAÇÃO E RESULTADOS ALCANÇADOS

Seguindo as orientações de muitos especialistas em

educação, reservo a avaliação como uma das peças funda-

mentais para o processo educativo. No caso do projeto

His-

tórias que merecem ser contadas,

ela se deu ao longo do

semestre, em diferentes momentos. Realizei o registro das

versões em uma planilha, observei as considerações de cada

aluno/a durante os debates sobre as leituras e procurei ain-

da ter uma conversa mais reservada com aqueles que não se

sentem à vontade de expressar suas ideias ao grupo. Entre-

tanto, a atribuição de uma nota foi tarefa dos/das próprios/

as estudantes, através de auto avaliação. Como este projeto

tem sido desenvolvido há 8 semestres, a cada edição, procu-

ro adequar minha prática para que os/as alunos/as possam

aprender ainda mais. Nesse sentido, a maior evolução deu-

-se no planejamento e execução da avaliação.

Nas quatro primeiras edições, metade da nota era

atribuída por mim, com base em minhas anotações e notas

atribuídas para as versões, participação nos debates e na

organização/execução da noite de autógrafos e a outra me-

tade era apontada pelo/a próprio/a aluno/a através de uma

auto avaliação realizada na última aula do semestre. O for-

mulário entregue era em papel e continha quatro pergun-

tas, uma delas: “Que nota você daria ao seu aprendizado?”.