362
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
pessoas foi o filho de Mariza, rapaz transplantado aos 25
anos e que teve sua história narrada em nosso livro. Quando
estava no hospital, ele fez um único pedido a sua mãe: que
ela voltasse a estudar. Orgulhosa, minha aluna apresentou-
-me o filho que era o personagem principal de sua narrativa.
A segunda pessoa foi a avó de Giovana, senhora de 85 anos.
A estudante de 38 anos é uma das muitas mulheres de sua
família que lutam para dar uma vida melhor para seus/suas
filhos/as. Quando tive a oportunidade de ouvir desta senho-
ra que ela não via a hora de ler sua história, tive a certeza de
que o projeto incentiva a leitura e apresenta novas possibili-
dades para as pessoas de nossa comunidade.
AVALIAÇÃO E RESULTADOS ALCANÇADOS
Seguindo as orientações de muitos especialistas em
educação, reservo a avaliação como uma das peças funda-
mentais para o processo educativo. No caso do projeto
His-
tórias que merecem ser contadas,
ela se deu ao longo do
semestre, em diferentes momentos. Realizei o registro das
versões em uma planilha, observei as considerações de cada
aluno/a durante os debates sobre as leituras e procurei ain-
da ter uma conversa mais reservada com aqueles que não se
sentem à vontade de expressar suas ideias ao grupo. Entre-
tanto, a atribuição de uma nota foi tarefa dos/das próprios/
as estudantes, através de auto avaliação. Como este projeto
tem sido desenvolvido há 8 semestres, a cada edição, procu-
ro adequar minha prática para que os/as alunos/as possam
aprender ainda mais. Nesse sentido, a maior evolução deu-
-se no planejamento e execução da avaliação.
Nas quatro primeiras edições, metade da nota era
atribuída por mim, com base em minhas anotações e notas
atribuídas para as versões, participação nos debates e na
organização/execução da noite de autógrafos e a outra me-
tade era apontada pelo/a próprio/a aluno/a através de uma
auto avaliação realizada na última aula do semestre. O for-
mulário entregue era em papel e continha quatro pergun-
tas, uma delas: “Que nota você daria ao seu aprendizado?”.