XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
359
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
sumo do conto em 15 fragmentos embaralhados. A tarefa
era organizá-los em sequência cronológica (diferentemente
do que acontece no texto original). Terminado o exercício,
discutimos sobre a estratégia de não obediência do tempo
cronológico nesta narrativa (e seu efeito), a presença de dis-
curso direto (e seu efeito), o olhar do narrador em terceira
pessoa (e seu efeito), a escolha do título, a construção do clí-
max, dentre outros temas. Esse exercício foi muito esclarece-
dor e auxiliou a tarefa da reescrita (terceira versão) do texto
pessoal, realizada em aula. Nessa atividade, ficou evidente
que os/as estudantes tinham diferentes níveis de letramento
literário porque a compreensão da ideia geral, bem como
de alguns detalhes da narrativa dependiam da experiência
prévia como leitores. Para auxiliar a compreensão, depois
do exercício descrito, relemos o conto. Assim, poderíamos
debater e esclarecer dúvidas, além de corrigir a atividade.
O trabalho em grupo também se mostrou como uma boa
estratégia para a superação das dificuldades porque, na me-
dida em que interagiam com os colegas, (re)construíram seu
conhecimento.
Depois de minha terceira leitura, algumas pessoas
ainda realizaram a reescrita da quarta versão. Nesses casos,
enquanto os colegas realizavam a digitalização do texto
nos computadores do laboratório de informática, eu cha-
mava aqueles com dificuldades para um atendimento mais
próximo. Com o texto em ambiente virtual, os/as alunos/as
deveriam encaminhá-los ao meu e-mail. Para finalizar esta
etapa, realizei a leitura da última versão em ambiente vir-
tual e reuni todas narrativas em um único documento para
encaminhá-lo à jornalista de nosso campus, Patricia Strelow.
Ela gentilmente realizou o trabalho de diagramação gráfica
e fez contato com a gráfica do campus Pelotas para que a
impressão fosse realizada.
Terminada a seção de produção escrita, focamos nos-
sas atenções para a organização e execução da noite de
autógrafos. Ela costuma acontecer no final do semestre, já
que são necessárias 6 semanas para que a diagramação e