Table of Contents Table of Contents
Previous Page  359 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 359 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

359

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

sumo do conto em 15 fragmentos embaralhados. A tarefa

era organizá-los em sequência cronológica (diferentemente

do que acontece no texto original). Terminado o exercício,

discutimos sobre a estratégia de não obediência do tempo

cronológico nesta narrativa (e seu efeito), a presença de dis-

curso direto (e seu efeito), o olhar do narrador em terceira

pessoa (e seu efeito), a escolha do título, a construção do clí-

max, dentre outros temas. Esse exercício foi muito esclarece-

dor e auxiliou a tarefa da reescrita (terceira versão) do texto

pessoal, realizada em aula. Nessa atividade, ficou evidente

que os/as estudantes tinham diferentes níveis de letramento

literário porque a compreensão da ideia geral, bem como

de alguns detalhes da narrativa dependiam da experiência

prévia como leitores. Para auxiliar a compreensão, depois

do exercício descrito, relemos o conto. Assim, poderíamos

debater e esclarecer dúvidas, além de corrigir a atividade.

O trabalho em grupo também se mostrou como uma boa

estratégia para a superação das dificuldades porque, na me-

dida em que interagiam com os colegas, (re)construíram seu

conhecimento.

Depois de minha terceira leitura, algumas pessoas

ainda realizaram a reescrita da quarta versão. Nesses casos,

enquanto os colegas realizavam a digitalização do texto

nos computadores do laboratório de informática, eu cha-

mava aqueles com dificuldades para um atendimento mais

próximo. Com o texto em ambiente virtual, os/as alunos/as

deveriam encaminhá-los ao meu e-mail. Para finalizar esta

etapa, realizei a leitura da última versão em ambiente vir-

tual e reuni todas narrativas em um único documento para

encaminhá-lo à jornalista de nosso campus, Patricia Strelow.

Ela gentilmente realizou o trabalho de diagramação gráfica

e fez contato com a gráfica do campus Pelotas para que a

impressão fosse realizada.

Terminada a seção de produção escrita, focamos nos-

sas atenções para a organização e execução da noite de

autógrafos. Ela costuma acontecer no final do semestre, já

que são necessárias 6 semanas para que a diagramação e