XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
357
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
Mesmo que esse trabalho estivesse pronto, não de-
volvi os textos na aula seguinte. Justifico que era necessário
estudar o diagnóstico para fazer as adaptações nos planos
de aula, assim como esperaria a construção do aprendizado
sobre estratégias de narrativas para que eles olhassem para
o texto apontado com maturidade. Esclareço que os apon-
tamentos não eram correções. Utilizei caneta marca-texto
para chamar a atenção de algum trecho que não ficou claro,
uma incoerência gramatical ou ainda escrevia um comentá-
rio ou questionamento nas margens da página. Penso que,
no uso desta estratégia, damos a oportunidade do/da estu-
dante refletir sobre o que escreveu e como poderia tornar a
escrita ainda mais adequada.
Na segunda aula, realizamos a leitura de diferentes
textos narrativos: alguns escritos por egressos das edições
anteriores, cordéis e mini contos. Em grupos de 5 alunos/as,
os textos rodavam para que uma discussão fosse realizada
na sequência. Nessa oportunidade, discutimos sobre a orga-
nização da narrativa, os elementos como narrador, cenário,
tempo da narrativa, o encadeamento do texto, a relevância
do título e a necessidade da clareza das ideias, além de ex-
pressarmos nossa opinião sobre a experiência estética trazi-
da pelas leituras.
No encontro seguinte, devolvi a primeira versão (com
apontamentos) e pedi que os participantes do projeto les-
sem com atenção e refletissem sobre as demarcações. Essa
tarefa tomou cerca de 20 minutos da aula e, na sequência,
enquanto o grande grupo realizava uma atividade sobre re-
ferenciação, chamei um/a por um/a até minha mesa para
que tivéssemos uma conversa sobre a produção e sobre o
feedback
recebido. No final da aula, a maioria dos/as alunos/
as já havia trabalhado na reescrita, mas levaram consigo as
tarefas de finalizar e revisar o texto como tema de casa.
Com a reescrita realizada, os/as autores/as me entre-
garam a segunda versão para que eu pudesse realizar a lei-
tura em casa. Em aula, partimos para a leitura e análise dos
textos pertencentes ao cânone literário. Como o currículo