Table of Contents Table of Contents
Previous Page  357 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 357 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

357

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

Mesmo que esse trabalho estivesse pronto, não de-

volvi os textos na aula seguinte. Justifico que era necessário

estudar o diagnóstico para fazer as adaptações nos planos

de aula, assim como esperaria a construção do aprendizado

sobre estratégias de narrativas para que eles olhassem para

o texto apontado com maturidade. Esclareço que os apon-

tamentos não eram correções. Utilizei caneta marca-texto

para chamar a atenção de algum trecho que não ficou claro,

uma incoerência gramatical ou ainda escrevia um comentá-

rio ou questionamento nas margens da página. Penso que,

no uso desta estratégia, damos a oportunidade do/da estu-

dante refletir sobre o que escreveu e como poderia tornar a

escrita ainda mais adequada.

Na segunda aula, realizamos a leitura de diferentes

textos narrativos: alguns escritos por egressos das edições

anteriores, cordéis e mini contos. Em grupos de 5 alunos/as,

os textos rodavam para que uma discussão fosse realizada

na sequência. Nessa oportunidade, discutimos sobre a orga-

nização da narrativa, os elementos como narrador, cenário,

tempo da narrativa, o encadeamento do texto, a relevância

do título e a necessidade da clareza das ideias, além de ex-

pressarmos nossa opinião sobre a experiência estética trazi-

da pelas leituras.

No encontro seguinte, devolvi a primeira versão (com

apontamentos) e pedi que os participantes do projeto les-

sem com atenção e refletissem sobre as demarcações. Essa

tarefa tomou cerca de 20 minutos da aula e, na sequência,

enquanto o grande grupo realizava uma atividade sobre re-

ferenciação, chamei um/a por um/a até minha mesa para

que tivéssemos uma conversa sobre a produção e sobre o

feedback

recebido. No final da aula, a maioria dos/as alunos/

as já havia trabalhado na reescrita, mas levaram consigo as

tarefas de finalizar e revisar o texto como tema de casa.

Com a reescrita realizada, os/as autores/as me entre-

garam a segunda versão para que eu pudesse realizar a lei-

tura em casa. Em aula, partimos para a leitura e análise dos

textos pertencentes ao cânone literário. Como o currículo