Table of Contents Table of Contents
Previous Page  363 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 363 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

363

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

Percebi, entretanto, que os/as alunos/as tinham dificuldades

de atribuir uma nota a si mesmos - seja porque meu instru-

mento era ineficiente ou porque eram acostumados a serem

silenciados nos processos de avaliação. Inúmeras vezes ouvi:

“Professora, a senhora que tem que saber qual é a minha

nota!”. Confesso que isso me incomodava muito.

Desse incômodo, surgiu a ideia de aprimorar o instru-

mento de auto avaliação e dar ainda mais voz aos apren-

dentes. Então, na edição que narro, a avaliação foi baseada

na percepção do/a estudante, a partir de uma reflexão sobre

seu aprendizado e desenvolvimento ao longo do projeto.

Foi responsabilidade dos/as alunos/as refletir sobre os ob-

jetivos traçados e fazer uma autoanálise da sua participa-

ção. Para isso, reservamos o laboratório de informática onde

eles/as deveriam acessar um link

2

.

Meus apontamentos e observações continuaram sen-

do produzidos ao longo do processo, porque é através deles

que consigo direcionar o planejamento e traçar estratégias

para superar as dificuldades, além de identificar as deman-

das particulares. Neles também controlo a realização das

atividades - aliás, para poder realizar a auto avaliação do

projeto, é necessário que o/a aluno/a realize todas as etapas

descritas na seção anterior: essa é a única restrição.

Esse instrumento tem sido muito esclarecedor para

que não só os/as alunos/as, mas também eu possa identifi-

car quais foram os objetivos plenamente atingidos e quais

os que ainda podem ser aprimorados nas próximas edições.

Através desse formulário eletrônico, é possível coletar in-

clusive dados estatísticos. Por exemplo, 75% dos/as alunos/

as disseram ter lido alguma história das edições anteriores

antes mesmo de iniciarmos as atividades letivas na 4F. Esse

dado comprova que o projeto tem atingido o objetivo de

incentivo a leitura. Também é possível apontar que 85% afir-

maram que foi muito prazeroso realizar a leitura das narra-

tivas e que elas contribuíram para a reflexão de aspectos re-

2

Para criar o formulário online, utilizei o Google Drive Formulário (Google

Forms). É uma ferramenta gratuita para a construção de pesquisas, enque-

tes, opiniões e, é claro, autoavaliações.