XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
363
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
Percebi, entretanto, que os/as alunos/as tinham dificuldades
de atribuir uma nota a si mesmos - seja porque meu instru-
mento era ineficiente ou porque eram acostumados a serem
silenciados nos processos de avaliação. Inúmeras vezes ouvi:
“Professora, a senhora que tem que saber qual é a minha
nota!”. Confesso que isso me incomodava muito.
Desse incômodo, surgiu a ideia de aprimorar o instru-
mento de auto avaliação e dar ainda mais voz aos apren-
dentes. Então, na edição que narro, a avaliação foi baseada
na percepção do/a estudante, a partir de uma reflexão sobre
seu aprendizado e desenvolvimento ao longo do projeto.
Foi responsabilidade dos/as alunos/as refletir sobre os ob-
jetivos traçados e fazer uma autoanálise da sua participa-
ção. Para isso, reservamos o laboratório de informática onde
eles/as deveriam acessar um link
2
.
Meus apontamentos e observações continuaram sen-
do produzidos ao longo do processo, porque é através deles
que consigo direcionar o planejamento e traçar estratégias
para superar as dificuldades, além de identificar as deman-
das particulares. Neles também controlo a realização das
atividades - aliás, para poder realizar a auto avaliação do
projeto, é necessário que o/a aluno/a realize todas as etapas
descritas na seção anterior: essa é a única restrição.
Esse instrumento tem sido muito esclarecedor para
que não só os/as alunos/as, mas também eu possa identifi-
car quais foram os objetivos plenamente atingidos e quais
os que ainda podem ser aprimorados nas próximas edições.
Através desse formulário eletrônico, é possível coletar in-
clusive dados estatísticos. Por exemplo, 75% dos/as alunos/
as disseram ter lido alguma história das edições anteriores
antes mesmo de iniciarmos as atividades letivas na 4F. Esse
dado comprova que o projeto tem atingido o objetivo de
incentivo a leitura. Também é possível apontar que 85% afir-
maram que foi muito prazeroso realizar a leitura das narra-
tivas e que elas contribuíram para a reflexão de aspectos re-
2
Para criar o formulário online, utilizei o Google Drive Formulário (Google
Forms). É uma ferramenta gratuita para a construção de pesquisas, enque-
tes, opiniões e, é claro, autoavaliações.