XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
365
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
tos de mundo. Entretanto, reconheço também que ainda há
muito trabalho pela frente. A Educação de Jovens e Adultos
deveria ser apenas o primeiro passo para aproximar essas
pessoas do conceito de aprendizagem ao longo da vida
(proposta pelo Relatório Global sobre Aprendizagem e Edu-
cação de Adultos da UNESCO, 2010).
Por fim, ouvindo essas histórias, percebo-me uma ou-
tra professora, muito mais atenta para o mundo de expe-
riências que cada educando traz consigo. Sinto-me ainda
mais apaixonada e fortalecida para trabalhar com a Edu-
cação de Jovens e Adultos, bem como para lutar pelo seu
espaço. Nossos desafios, com certeza, serão no sentido de
perpetuar o espaço desta modalidade nos Institutos Fede-
rais, além de conseguir executar tais iniciativas com a dimi-
nuição do repasse de verbas. Espero que o projeto Histórias
que merecem ser contadas tenha uma vida longa e próspera
e que, sendo exemplo de prática exitosa, possa ser realizado
também em outras instituições e cenários educativos. Acre-
dito que seja possível replicá-lo, especialmente em cenários
de Educação de jovens e adultos.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Irandé.
Aula de Português:
encontro & intera-
ção. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos.
Preconceito linguístico
. São Paulo: Pará-
bola Editorial, 2015.
BRASIL.
Constituição
(1988). Constituição [da] República
Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
UNESCO.
Relatório Global sobre Aprendizagem e Educa-
ção de Adultos
. – Brasília: UNESCO, 2010.