XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
identificada por Mounier, Freire viveu na América Latina, em
um contexto de brutal influência dos Estados Unidos, estes
munidos inclusive do aparato estatal-militar dos latino-a-
mericanos. O educador não poderia deixar de observar, em
primeira mão, o uso desenfreado do aparato educativo para
fins direcionadores. E por consequência, a crítica, o diálogo,
e a inovação eram tanto enfraquecidos quanto ignorados
quando se pensava a realidade local. Os oprimidos, portan-
to, são oprimidos não só por uma condição social, mas tam-
bém por uma condição educacional.
O educador contextualiza - nos remetendo ao pensa-
mento de Mounier conforme explicitado – que a libertação
do oprimido deve enfrentar um obstáculo que é tanto in-
terno quanto externo ao sujeito: a necessidade de construir
uma reflexão própria e, ao mesmo tempo, evitar o perigo de
concordância com discursos e promessas características do
populismo. A reflexão do sujeito oprimido é tanto ontoló-
gica quanto fruto do momento histórico, mas nem por isto
é relegado tanto por um populismo que convence, quanto
a totalidade social, muito antes, o sujeito oprimido deve se
pretender “ser mais
5
”. E, conforme mencionado, Paulo Freire
analisou uma realidade que possuía aspectos tão ou mais
paradoxais do que a França do século XX de Mounier. O
Brasil em sua evidente – e enorme – desigualdade social
acaba por não apenas cercear o sujeito em sua característi-
ca de classe, mas sim o faz desaparecer diante de qualquer
olhar social. Em outras palavras, o sujeito é suprimido e suas
opiniões e potencialidades são ignoradas – senão, ridicula-
rizadas. Paulo Freire já alertava que esta situação acaba por
subverter a ideia de
ser mais
, o que ocorre é exatamente
o contrário do que o Personalismo de Mounier sustentava:
o sujeito oprimido, neste contexto, acaba por alienar-se de
forma a querer “aparecer” e não “ser”
6
. O fato de possuir ou
5
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.
p. 59.
6
FREIRE, Paulo.
Conscientização: teoria e prática da libertação uma in-
trodução ao pensamento de Paulo Freire
. 3°ed. São Paulo: Moraes, 1980.
p..87.