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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

identificada por Mounier, Freire viveu na América Latina, em

um contexto de brutal influência dos Estados Unidos, estes

munidos inclusive do aparato estatal-militar dos latino-a-

mericanos. O educador não poderia deixar de observar, em

primeira mão, o uso desenfreado do aparato educativo para

fins direcionadores. E por consequência, a crítica, o diálogo,

e a inovação eram tanto enfraquecidos quanto ignorados

quando se pensava a realidade local. Os oprimidos, portan-

to, são oprimidos não só por uma condição social, mas tam-

bém por uma condição educacional.

O educador contextualiza - nos remetendo ao pensa-

mento de Mounier conforme explicitado – que a libertação

do oprimido deve enfrentar um obstáculo que é tanto in-

terno quanto externo ao sujeito: a necessidade de construir

uma reflexão própria e, ao mesmo tempo, evitar o perigo de

concordância com discursos e promessas características do

populismo. A reflexão do sujeito oprimido é tanto ontoló-

gica quanto fruto do momento histórico, mas nem por isto

é relegado tanto por um populismo que convence, quanto

a totalidade social, muito antes, o sujeito oprimido deve se

pretender “ser mais

5

”. E, conforme mencionado, Paulo Freire

analisou uma realidade que possuía aspectos tão ou mais

paradoxais do que a França do século XX de Mounier. O

Brasil em sua evidente – e enorme – desigualdade social

acaba por não apenas cercear o sujeito em sua característi-

ca de classe, mas sim o faz desaparecer diante de qualquer

olhar social. Em outras palavras, o sujeito é suprimido e suas

opiniões e potencialidades são ignoradas – senão, ridicula-

rizadas. Paulo Freire já alertava que esta situação acaba por

subverter a ideia de

ser mais

, o que ocorre é exatamente

o contrário do que o Personalismo de Mounier sustentava:

o sujeito oprimido, neste contexto, acaba por alienar-se de

forma a querer “aparecer” e não “ser”

6

. O fato de possuir ou

5

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

p. 59.

6

FREIRE, Paulo.

Conscientização: teoria e prática da libertação uma in-

trodução ao pensamento de Paulo Freire

. 3°ed. São Paulo: Moraes, 1980.

p..87.