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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

desejar possuir determinada tecnologia, participar de deter-

minada rede, configura uma assertiva de surgimento, apare-

cimento e não necessariamente ser, ou o

ser mais

.

ANÁLISE

A tecnologia é um fenômeno social definitivo em que

não há como ignorar a importância de seu papel, sua in-

fluência e seu poder dentro da sociedade contemporânea. O

filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto

7

, apresenta um concei-

to de tecnologia, onde começa desmistificando a expressão

“era tecnológica”, argumentando que a tecnologia é ineren-

te à própria condição histórica do homem e que essa ex-

pressão passou a ser utilizada como propaganda ideológica

de dominação. Dessa forma, o pensamento hegemônico

global se vale desses dispositivos para propagar suas ideo-

logias, aprofundando as desigualdades, criando uma nova

classe de miseráveis sem oportunidade em nossa sociedade

tecnológica: os analfabetos digitais. A consciência ingênua

difundida majoritariamente com os aparatos tecnológicos,

traz como pano de fundo em seus principais preceitos, a

centralidade da tecnologia ou tecnocentrismo em detrimen-

to do homem, onde seus aspectos culturais e históricos são

ignorados e que a direção de seu futuro não lhes cabe mais

decidir. Nesse sentido, a solução dos problemas individuais

e coletivos do sujeito passam por respostas que somente a

tecnologia pode nos dar, uma vez que esta não se encontra

a serviço do desenvolvimento dos indivíduos, mas a serviço

de um projeto de poder imposto pelo modelo capitalista.

Esses preceitos ideológicos fogem completamente aos pen-

samentos de Mounier e Paulo Freire, sobretudo no que diz

respeito à criticidade, autonomia e protagonismo do indiví-

duo como forma de combater a opressão e a desigualdade

social.

Mounier trabalha a questão da educação fundamen-

tada nos princípios humanísticos, a partir do pensamento

7

VIEIRA PINTO, Alvaro.

O Conceito de Tecnologia

. Rio de Janeiro: Contra-

ponto, 2005. 2 v.