XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
375
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
de qualquer opressão – seja ideológico, populista etc. – o
sujeito deve “debater o que se diz e o que se mostra e como
se mostra”
12
neste meio tecnológico e em outros, que nos
conectam 24 horas ao dia.
Embora as tecnologias sejam utilizadas em grande
parte como ferramenta de manipulação a serviço do grande
capital em detrimento das classes populares e menos favo-
recidas, as organizações sociais começam e reagir ao redor
do mundo e aqui no Brasil, com o uso do que foi convencio-
nado chamar de tecnologias sociais (TS). Ou seja, o uso das
tecnologias convencionais para efetiva transformação social:
As TSs são, portanto, soluções tecnológicas construí-
das a partir da realidade, do sonhar e da esperança das nos-
sas comunidades de encontrar as próprias saídas para os
próprios problemas sociais, tendo-se tornado aptas a serem
utilizadas como instrumentos de políticas públicas para me-
lhorar a vida das pessoas por meio de um desenvolvimento
participativo que, segundo Aldalice Otterloo, da Associação
Brasileira de Organizações Não Governamentais (ONGs), a
Abong, contribua para a redução da pobreza, a melhoria da
qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável entre as
comunidades tradicionais, indígenas, extrativistas e de tra-
balhadores e trabalhadoras do nosso País.
13
As tecnologias sociais, a partir de uma adequação
sociotécnica, precisam ter como protagonistas as pessoas
envolvidas diretamente no trabalho de transformação
social. Nesse sentido, os movimentos sociais numa pers-
pectiva emancipatória tem utilizado as redes sociais para
alavancar suas reinvindicações, proporcionando uma nova
reconfiguração para a transformação da sociedade. Adams
e Streck
14
reforça que Freire valorizou o uso das tecnolo-
12 FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa
. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p.139.
13 OTTERLOO, Aldalice. Et al.
Tecnologias Sociais
: Caminhos para a susten-
tabilidade. Brasília-DF: Edição Rede de Tecnologia Social. 2009. p.166.
14 ADAMS, Telmo; STRECK, Danilo R.
Educação Popular e Novas Tecnolo-
gias.
Educação (PUCRS. Impresso), Porto Alegre, v. 33, p. 119-127, 2010.
Disponível em:
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/ article/view/7346.Acesso em 10 abr 2018.