XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
formação humanizadora. Também de acordo com Garré e
Henning (2013), o legado freiriano deixou muitas contribui-
ções teóricas “[...] referentes ao processo de humanização,
no qual é fundamental o exercício da tríplice-relação entre
a visão de mundo, a de homem e a de sociedade.” (p. 277).
Além disso, “O reconhecimento da diversidade cultu-
ral e da importância do diálogo como meio de acesso ao
convívio dos homens e das sociedades.” (PAVIANI, 2007, p.
16) é conceito que perpassa a obra de Freire e contextuali-
za-se nos processos educativos. Dessa forma, “o humanismo
latino ensina-nos a necessidade de descobrir, além da racio-
nalidade científica e instrumental, as vivências cotidianas, as
formas de vida, o pensamento coletivo.” (PAVIANI, 2007, p.
19). Segundo Mira (2017), esse humanismo latino a que se
refere Paviani (2007) é o proposto por Freire (2015): huma-
nismo libertador, baseado no diálogo, na compreensão da
diversidade, no respeito e luta pelos direitos humanos, no
cuidado do outro e no cuidado de si.
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão
da literatura para a coleta de dados, incluindo a análise
de documentos legais. Seguimos as orientações de Bardin
(2016), com busca nas seguintes plataformas de pesquisa:
Capes Periódicos, Capes Teses e Dissertações e Scielo. Após
a leitura flutuante, na fase da exploração, selecionamos 11
produções científicas. Os dados coletados foram confron-
tados com o autor primário (FREIRE, 2015), os secundários
(como PAVIANI, 2007; MIRA, 2017) e os terciários, que são
os documentos legais utilizados no estudo e produções
científicas.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
As avaliações em larga escala, como o ENADE, são al-
tamente midiatizadas. Entretanto, a discussão sobre sua re-
levância é urgente e envolve toda a comunidade acadêmica.