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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

formação humanizadora. Também de acordo com Garré e

Henning (2013), o legado freiriano deixou muitas contribui-

ções teóricas “[...] referentes ao processo de humanização,

no qual é fundamental o exercício da tríplice-relação entre

a visão de mundo, a de homem e a de sociedade.” (p. 277).

Além disso, “O reconhecimento da diversidade cultu-

ral e da importância do diálogo como meio de acesso ao

convívio dos homens e das sociedades.” (PAVIANI, 2007, p.

16) é conceito que perpassa a obra de Freire e contextuali-

za-se nos processos educativos. Dessa forma, “o humanismo

latino ensina-nos a necessidade de descobrir, além da racio-

nalidade científica e instrumental, as vivências cotidianas, as

formas de vida, o pensamento coletivo.” (PAVIANI, 2007, p.

19). Segundo Mira (2017), esse humanismo latino a que se

refere Paviani (2007) é o proposto por Freire (2015): huma-

nismo libertador, baseado no diálogo, na compreensão da

diversidade, no respeito e luta pelos direitos humanos, no

cuidado do outro e no cuidado de si.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão

da literatura para a coleta de dados, incluindo a análise

de documentos legais. Seguimos as orientações de Bardin

(2016), com busca nas seguintes plataformas de pesquisa:

Capes Periódicos, Capes Teses e Dissertações e Scielo. Após

a leitura flutuante, na fase da exploração, selecionamos 11

produções científicas. Os dados coletados foram confron-

tados com o autor primário (FREIRE, 2015), os secundários

(como PAVIANI, 2007; MIRA, 2017) e os terciários, que são

os documentos legais utilizados no estudo e produções

científicas.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

As avaliações em larga escala, como o ENADE, são al-

tamente midiatizadas. Entretanto, a discussão sobre sua re-

levância é urgente e envolve toda a comunidade acadêmica.