Table of Contents Table of Contents
Previous Page  385 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 385 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

385

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO

PROEJA (2015-2017) DO IFRS CAMPUS PORTO

ALEGRE: UMA AÇÃO FREIREANA QUE DÁ CERTO

Jaqueline Rosa da Cunha

1

Palavras-chave:

PROEJA. TCC. Pesquisa. Crítica. Pedagogia

da Autonomia.

INTRODUÇÃO

Manter o pensamento freireano e sua prática dentro

de um curso técnico de Administração na modalidade do

Programa Nacional de Integração da Educação Profissio-

nal com a Educação Básica na Modalidade de Educação de

Jovens e Adultos (PROEJA) dentro do Instituto Federal de

Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS),

por 10 anos, de maneira exitosa é tarefa árdua, diária e cons-

tante. Os obstáculos que as ideias de Paulo Freire precisam

transpor numa instituição que tem mais de 100 anos de tra-

dição conservadora e tecnicista como o IFRS Campus Porto

Alegre são vários e parecem renovar-se a cada novo docen-

te efetivo ou substituto que integra o colegiado do curso.

Poucos são os que realmente estudaram e se detiveram aos

ensinamentos de Paulo Freire e que têm a coragem de, de

acordo com ele, subverter o sistema elitista e permitir que

sua prática siga o caminho da educação popular. No entan-

to, ainda que sejamos poucos freireanos militantes e resis-

tentes, conseguimos com muita persistência obter resulta-

dos exitosos em atividades como os trabalhos de conclusão

de curso (TCCs) do PROEJA do IFRS Campus Porto Alegre.

Este texto, portanto, traz o objetivo de apresentar

alguns exemplos TCCs de sucesso, produzidos pelos edu-

candos a partir de pesquisas realizadas de forma crítica e

1

IFRS – Campus Porto Alegre, docente do Curso Técnico em Administração

modalidade PROEJA,

jaqueline.cunha@poa.ifrs.edu.br.