XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
385
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO
PROEJA (2015-2017) DO IFRS CAMPUS PORTO
ALEGRE: UMA AÇÃO FREIREANA QUE DÁ CERTO
Jaqueline Rosa da Cunha
1
Palavras-chave:
PROEJA. TCC. Pesquisa. Crítica. Pedagogia
da Autonomia.
INTRODUÇÃO
Manter o pensamento freireano e sua prática dentro
de um curso técnico de Administração na modalidade do
Programa Nacional de Integração da Educação Profissio-
nal com a Educação Básica na Modalidade de Educação de
Jovens e Adultos (PROEJA) dentro do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS),
por 10 anos, de maneira exitosa é tarefa árdua, diária e cons-
tante. Os obstáculos que as ideias de Paulo Freire precisam
transpor numa instituição que tem mais de 100 anos de tra-
dição conservadora e tecnicista como o IFRS Campus Porto
Alegre são vários e parecem renovar-se a cada novo docen-
te efetivo ou substituto que integra o colegiado do curso.
Poucos são os que realmente estudaram e se detiveram aos
ensinamentos de Paulo Freire e que têm a coragem de, de
acordo com ele, subverter o sistema elitista e permitir que
sua prática siga o caminho da educação popular. No entan-
to, ainda que sejamos poucos freireanos militantes e resis-
tentes, conseguimos com muita persistência obter resulta-
dos exitosos em atividades como os trabalhos de conclusão
de curso (TCCs) do PROEJA do IFRS Campus Porto Alegre.
Este texto, portanto, traz o objetivo de apresentar
alguns exemplos TCCs de sucesso, produzidos pelos edu-
candos a partir de pesquisas realizadas de forma crítica e
1
IFRS – Campus Porto Alegre, docente do Curso Técnico em Administração
modalidade PROEJA,
jaqueline.cunha@poa.ifrs.edu.br.