XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
383
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
ráter humanista – é um dos critérios avaliados nas IES, mas
não pelo Enade. Portanto, a educação humanizadora ainda
ocupa um entre-lugar na Educação Superior, sendo relega-
da mais aos discursos do que à prática, diante da demanda
da preparação para os exames de larga escala.
REFERÊNCIAS
ARAGÃO, José Euzébio de Oliveira Souza; BERTAGNA, Re-
giane Helena. Políticas Públicas de Avaliação do En-
sino Superior: tateando um conceito de qualidade da
educação.
Revista NUPEM
, v. 4, n. 7, p. 237-248, 2017.
CANAN, Silvia; ELOY, Vanessa. Políticas de avaliação em lar-
ga escala: O ENADE infere na gestão dos cursos?
Prá-
xis Educativa.
v.11, p. 621-640, 2016.
BARDIN, Laurence.
Análise de conteúdo
. Lisbora: Edições
70, 2016.
BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de
avaliação da educação básica no.
Educação e Pesqui-
sa
, v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012.
BRASIL.
Lei n. 10.861
, de 14 de abril de 2004. Institui o Siste-
ma Nacional de Avaliação da Educação Superior – SI-
NAES e dá outras providências. Disponível em:
<http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/ lei/l10.861.htm>. Acesso em 10 de nov. de 2017.
BRASIL/INEP. SINAES.
Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior
: bases para uma nova proposta
de avaliação da educação superior. Brasília: INEP, 2003.
FELDMAN, T.; SOUZA, O. de; HEINZLE, M.R.S. As posições-
-sujeitos (Estado e gestores) diante das avaliações em
larga escala no Ensino Superior brasileiro.
Práxis Edu-
cativa
, v. 11, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2016.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. 59 ed. Rio de Janei-
ro: Paz e Terra, 2015.
GARRÉ, Bárbara Hees; HENNING, Paula Corrêa. O Pensa-
mento Humanista Cristão e algumas reverberações na