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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

autônoma. Além disso, objetiva também refletir em como

pode o trabalho de uma equipe que acredita no que está

sendo realizado e que deseja o melhor para os educandos,

mas que alguns membros do colegiado seguem a pedago-

gia da autonomia e outros não entendam bem o que ela

signifique ou sigam na direção oposta, consegue dar bons

frutos.

O referencial teórico utilizado para promover a refle-

xão neste texto será o Programa Pedagógico do Curso Téc-

nico em Administração modalidade PROEJA (PPC) do IFRS

Campus Porto Alegre, os TCCs de alguns estudantes egres-

sos e as obras de Paulo Freire, principalmente,

Pedagogia da

Autonomia

,

Pedagogia do Oprimido

e

A importância do ato

de ler

. A metodologia utilizada é a análise bibliográfica qua-

litativa do conteúdo dos TCCs escritos pelos formandos do

PROEJA entre os anos 2015 e 2017, no IFRS Campus Porto

Alegre, à luz das obras freireanas que servirão como refe-

rencial teórico.

De acordo com o PPC, a disciplina Trabalho de Con-

clusão de Curso do PROEJA possui 80h/a de carga horária.

No entanto, os educandos são levados, ao longo do curso

em várias disciplinas técnicas e propedêuticas, a pensar nos

possíveis temas que poderão desenvolver e a problematizá-

-los. Dessa forma, os estudantes passam por diversos perío-

dos de reflexão e planejamento do que irão pesquisar. Esse

é sempre um ato solitário, mas para o qual eles são prepa-

rados aos poucos e instruídos de que, conforme o PPC do

curso, o trabalho deverá abordar “assunto (s) vinculado (s)

à formação do Técnico de Administração, elaborado numa

destas modalidades: Plano de Negócios, Artigo Científico ou

Diagnóstico Organizacional.” (IFRS, 2012, p. 66)

De acordo com a orientação do núcleo docente es-

truturante do PROEJA – IFRS Campus Porto Alegre -, e do

colegiado do curso, o TCC deverá estar articulado com pelo

menos uma das seis áreas temáticas existentes ao longo do

curso, quais sejam: 1. Mundo da Educação e do Trabalho: o

reencontro com a escola; 2. Memória e Cidadania: o sujeito