386
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
autônoma. Além disso, objetiva também refletir em como
pode o trabalho de uma equipe que acredita no que está
sendo realizado e que deseja o melhor para os educandos,
mas que alguns membros do colegiado seguem a pedago-
gia da autonomia e outros não entendam bem o que ela
signifique ou sigam na direção oposta, consegue dar bons
frutos.
O referencial teórico utilizado para promover a refle-
xão neste texto será o Programa Pedagógico do Curso Téc-
nico em Administração modalidade PROEJA (PPC) do IFRS
Campus Porto Alegre, os TCCs de alguns estudantes egres-
sos e as obras de Paulo Freire, principalmente,
Pedagogia da
Autonomia
,
Pedagogia do Oprimido
e
A importância do ato
de ler
. A metodologia utilizada é a análise bibliográfica qua-
litativa do conteúdo dos TCCs escritos pelos formandos do
PROEJA entre os anos 2015 e 2017, no IFRS Campus Porto
Alegre, à luz das obras freireanas que servirão como refe-
rencial teórico.
De acordo com o PPC, a disciplina Trabalho de Con-
clusão de Curso do PROEJA possui 80h/a de carga horária.
No entanto, os educandos são levados, ao longo do curso
em várias disciplinas técnicas e propedêuticas, a pensar nos
possíveis temas que poderão desenvolver e a problematizá-
-los. Dessa forma, os estudantes passam por diversos perío-
dos de reflexão e planejamento do que irão pesquisar. Esse
é sempre um ato solitário, mas para o qual eles são prepa-
rados aos poucos e instruídos de que, conforme o PPC do
curso, o trabalho deverá abordar “assunto (s) vinculado (s)
à formação do Técnico de Administração, elaborado numa
destas modalidades: Plano de Negócios, Artigo Científico ou
Diagnóstico Organizacional.” (IFRS, 2012, p. 66)
De acordo com a orientação do núcleo docente es-
truturante do PROEJA – IFRS Campus Porto Alegre -, e do
colegiado do curso, o TCC deverá estar articulado com pelo
menos uma das seis áreas temáticas existentes ao longo do
curso, quais sejam: 1. Mundo da Educação e do Trabalho: o
reencontro com a escola; 2. Memória e Cidadania: o sujeito