XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
387
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
como autor da história; 3. Trabalho, Cultura e Administração:
a produção de saberes e de valores compartilhados; 4. Ciên-
cia e Tecnologia: os princípios científicos e a construção do
conhecimento; 5. Sociedade e Responsabilidade Socioam-
biental: o mundo que queremos construir; 6. Profissão: o
Técnico em Administração e suas possibilidades de atuação.
O perfil desejado do profissional egresso do PROEJA
do IFRS Campus Porto Alegre é algo que semestralmente
é levado em consideração pelos docentes ao orientar os
educandos na produção dos seus TCCs. Segundo o PPC do
curso,
o Técnico em Administração é profissional que atua
de forma criativa, ética, empreendedora, consciente
do impacto socioambiental e cultural de sua ati-
vidade, considerando os princípios e técnicas ad-
ministrativas e às relações interpessoais nas orga-
nizações. Conhece a legislação, os processos e os
sistemas das diferentes organizações, seus princí-
pios de negociação, os instrumentos de informáti-
ca e reconhece a influência do cenário econômico
nas instituições. É um profissional capacitado para
trabalhar nos diferentes tipos de organizações nos
diversos setores da economia, sejam negócios pró-
prios, ou de terceiros, públicas ou privadas, ou ain-
da empreendimentos sociais. (IFRS, 2012, p. 15)
Além das características mencionadas, espera-se que
o formando tenha competência comportamental-atitudinal,
competência técnica-cognitiva e que desenvolva as habili-
dades adquiridas na vida e dentro do curso o qual adota
alguns pressupostos pedagógicos, dentre eles:
proposição de alternativas pedagógicas que con-
templem a terminalidade escolar, a formação hu-
mana e a formação profissional que permita com-
preender o mundo, compreender-se no mundo
e nele atuar na busca de melhorias das próprias
condições de vida; valorização dos saberes e de
experiências de vida trazidas pelos estudantes e
professores no processo de construção escolar e
no desenvolvimento da prática pedagógica. (IFRS,
2012, p. 17)