XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
393
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
faz parte integrante do fenômeno vital. Não have-
ria criatividade sem a curiosidade que nos move e
que nos põe pacientemente impacientes diante do
mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo
que fazemos.
O despertar dessa curiosidade é fruto do trabalho de
propagação das ideias dos docentes freireanos que acre-
ditam no poder de transformação que a educação popular
promove na vida dos educandos. Houve TCCs em que os au-
tores realizaram leituras críticas de conteúdos publicitários
veiculados na mídia e trouxeram à tona a discussão sobre a
prisão mental dos telespectadores que agem como se esti-
vessem sendo teleguiados, pensando errado. Dois trabalhos
fizeram denúncias sociais de maus tratos sofridos pelos fun-
cionários em seus locais de trabalho, questionando a não-
-aplicação das leis em defesa do proletariado, mas sempre a
favor do empregador.
A experiência exitosa da produção dos trabalhos de
conclusão de curso no PROEJA do IFRS Campus Porto Alegre
(2015 - 2017), deixa registrado que o objetivo de formação
integral do cidadão tem sido atingido, bem como comprova
o seguinte pensamento:
Uma das tarefas mais importantes da prática edu-
cativo-crítica é propiciar as condições em que os
educandos em suas relações uns com os outros e
todos com o professor ou a professora ensaiam a
experiência profunda de assumir-se. Assumir-se
como ser social e histórico, como ser pensante,
comunicante, transformador, criador, realizador de
sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar.
(FREIRE, 2015, p. 42)
Assim fica reforçada a importância de um colegiado
de curso que consiga despertar nos agentes partícipes do
binômio ensinar-aprender o compromisso com o desenvol-
vimento do pensar certo, do estudar, do criar, do colaborar,
do construir e do reconstruir saberes. Fortalecendo cada vez
mais a participação consciente do fazer social.