Table of Contents Table of Contents
Previous Page  393 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 393 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

393

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

faz parte integrante do fenômeno vital. Não have-

ria criatividade sem a curiosidade que nos move e

que nos põe pacientemente impacientes diante do

mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo

que fazemos.

O despertar dessa curiosidade é fruto do trabalho de

propagação das ideias dos docentes freireanos que acre-

ditam no poder de transformação que a educação popular

promove na vida dos educandos. Houve TCCs em que os au-

tores realizaram leituras críticas de conteúdos publicitários

veiculados na mídia e trouxeram à tona a discussão sobre a

prisão mental dos telespectadores que agem como se esti-

vessem sendo teleguiados, pensando errado. Dois trabalhos

fizeram denúncias sociais de maus tratos sofridos pelos fun-

cionários em seus locais de trabalho, questionando a não-

-aplicação das leis em defesa do proletariado, mas sempre a

favor do empregador.

A experiência exitosa da produção dos trabalhos de

conclusão de curso no PROEJA do IFRS Campus Porto Alegre

(2015 - 2017), deixa registrado que o objetivo de formação

integral do cidadão tem sido atingido, bem como comprova

o seguinte pensamento:

Uma das tarefas mais importantes da prática edu-

cativo-crítica é propiciar as condições em que os

educandos em suas relações uns com os outros e

todos com o professor ou a professora ensaiam a

experiência profunda de assumir-se. Assumir-se

como ser social e histórico, como ser pensante,

comunicante, transformador, criador, realizador de

sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar.

(FREIRE, 2015, p. 42)

Assim fica reforçada a importância de um colegiado

de curso que consiga despertar nos agentes partícipes do

binômio ensinar-aprender o compromisso com o desenvol-

vimento do pensar certo, do estudar, do criar, do colaborar,

do construir e do reconstruir saberes. Fortalecendo cada vez

mais a participação consciente do fazer social.