Table of Contents Table of Contents
Previous Page  397 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 397 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

397

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

duzidos pelos estudantes e das atuações dos orientadores

envolvidos nessas escritas, provam que com perseverança

nos ensinamentos freireanos há possibilidade de avançar-

mos e evoluirmos de uma educação tecnicista-conservadora

para uma educação popular. Sabemos que essa transforma-

ção do pensar e do agir não ocorrerá de um semestre para

o outro nem será de forma homogênea, mas aos poucos

vamos construindo de forma sólida cada tijolo dessa cons-

trução rumo a uma sociedade mais empática e equânime.

REFERÊNCIAS

AGUIRRES, Veridiana Silvestre.

Perfil do vigilante no mer-

cado atual.

Trabalho de Conclusão do Curso Técnico

em Administração modalidade PROEJA. Instituto Fe-

deral de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Gran-

de do Sul. Campus Porto Alegre. 2015. 15 páginas.

FREIRE, Paulo.

A importância do ato de ler:

em três artigos

que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. 51 ed. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 2015.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido.

65 ed. Rio de Ja-

neiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLO-

GIA DO RIO GRANDE DO SUL.

Programa Pedagógico

do Curso Técnico em Administração

modalidade

PROEJA

. Disponível em:

<http://www.poa.ifrs.edu.br/ wp-content/uploads/2016/03/ppc_proeja_adminis- tracao_v2013-10-30.pdf>

. Acesso em: 25 de mar. de

2018.

ROSA, Maria Aparecida.

Relato de minha prática profissio-

nal e de vida

. Trabalho de Conclusão do Curso Técnico

em Administração modalidade PROEJA. Instituto Fe-

deral de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Gran-

de do Sul. Campus Porto Alegre. 2016. 16 páginas.