XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
397
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
duzidos pelos estudantes e das atuações dos orientadores
envolvidos nessas escritas, provam que com perseverança
nos ensinamentos freireanos há possibilidade de avançar-
mos e evoluirmos de uma educação tecnicista-conservadora
para uma educação popular. Sabemos que essa transforma-
ção do pensar e do agir não ocorrerá de um semestre para
o outro nem será de forma homogênea, mas aos poucos
vamos construindo de forma sólida cada tijolo dessa cons-
trução rumo a uma sociedade mais empática e equânime.
REFERÊNCIAS
AGUIRRES, Veridiana Silvestre.
Perfil do vigilante no mer-
cado atual.
Trabalho de Conclusão do Curso Técnico
em Administração modalidade PROEJA. Instituto Fe-
deral de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Gran-
de do Sul. Campus Porto Alegre. 2015. 15 páginas.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler:
em três artigos
que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. 51 ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2015.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido.
65 ed. Rio de Ja-
neiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLO-
GIA DO RIO GRANDE DO SUL.
Programa Pedagógico
do Curso Técnico em Administração
modalidade
PROEJA
. Disponível em:
<http://www.poa.ifrs.edu.br/ wp-content/uploads/2016/03/ppc_proeja_adminis- tracao_v2013-10-30.pdf>. Acesso em: 25 de mar. de
2018.
ROSA, Maria Aparecida.
Relato de minha prática profissio-
nal e de vida
. Trabalho de Conclusão do Curso Técnico
em Administração modalidade PROEJA. Instituto Fe-
deral de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Gran-
de do Sul. Campus Porto Alegre. 2016. 16 páginas.