400
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mesmo, bem como interpretar os significados que as pes-
soas dão a ele. Desta forma, utilizou-se entrevistas e instru-
mentos tais como: questionários, observações, dossiês, do-
cumentos, falas, depoimento, documentos da proposta do
PROEJA-FIC, proposta das escolas, atas de reuniões, entre
outros. Para a análise dos processos de formação dos estu-
dantes foram explorados os registros das aulas, produções,
fotos, falas, relatos orais e escritos, etc. Já em relação aos
professores, as propostas de trabalho individuais e coleti-
vas, relatos, atas de reuniões, dentre outras. Neste trabalho
optou-se por apresentar algumas concepções que identifi-
quem esta proposta educacional com a Educação Popular
compreendida como a educação que prioriza o princípio
da participação popular, a solidariedade na direção de um
projeto político de sociedade mais justo e mais humano, a
partir da fala dos estudantes.
O que possibilita pensar o Proeja FIC como uma pro-
posta de educação popular tem a ver com a capacidade de
transformação da vida das pessoas, que se encontram ex-
cluídas na sociedade. Tem a ver, também, com a capacidade
de libertação e emancipação das pessoas, da reinvenção do
modo como vivem e da transformação do mundo, isso vin-
culado aos princípios da educação dialógica de Paulo Freire
(1996) que reconhece o homem como ser histórico e social,
da práxis com visão crítica e capacidade criativa.
Os desafios dessa reflexão sobre o PROEJA FIC se dá
pelos seus objetivos, os quais buscam promover a qualifi-
cação profissional inicial/continuada dos jovens e adultos,
bem como garantir o ingresso/reingresso no ensino fun-
damental, de modo que os sujeitos tenham condições de
transformar sua história de vida em direção à cidadania ple-
na; resgatar os conhecimentos, qualificando-os profissional-
mente a partir destes e da compreensão do trabalho como
princípio educativo.
Então, buscou-se entender quem é este sujeito? Quais
suas expectativas quanto à escolaridade? E a profissiona-
lização? Que transformações ocorreram em sua vida e na