XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
399
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR
NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: O
PROEJA-FIC A PARTIR DA VOZ DOS SUJEITOS
Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin
1
RESUMO:
O presente texto apresenta reflexões a partir de
pesquisas realizadas, principalmente, no Campus de São Vi-
cente do Sul – IFFarroupilha, as quais tiveram como objetivo
compreender o contexto político-pedagógico da Educação
de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, For-
mação Inicial e Continuada, nível de Ensino Fundamental
-PROEJA FIC, que se desenvolve partir da parceria dos Ins-
titutos Federais com os municípios. A intenção é apresentar
um recorte e refletir sobre este projeto educativo, buscando
resgatar a concepção de educação popular e o pensamento
pedagógico de Paulo Freire evidentes nas práticas desenvol-
vidas a partir da articulação com o contexto social, político e
econômico das comunidades. Ao investigar os processos de
implementação do PROEJA-FIC nos municípios analisou-se
a formação e a caminhada dos sujeitos protagonistas e a
identificação com os princípios pedagógicos freireano e da
educação popular.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, pois,
entende a necessidade de aprofundamento em temas ou
“fenômenos” de forma mais compreensiva levando em
conta a sua complexidade e singularidade, assim, possibi-
litou o aprofundamento de conhecimentos sobre a Educa-
ção de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnoló-
gica. CHIZZOTTI (2003) fala que a pesquisa qualitativa ado-
ta diferentes métodos para estudar um fenômeno em um
determinado local, procurando encontrar os sentidos do
1
Instituto Federal Farroupilha.
cleia.tonin@iffarroupilha.edu.br