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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O ENVOLVIMENTO DOCENTE NOS TCCS
Somos seres incompletos em busca da completude e
da evolução. Ainda que algumas pessoas pareçam estar em
situação estática, presas ao tradicionalismo formal e conser-
vador do modo de pensar o mundo, este gira, muda e elas
acabam saindo do lugar lentamente, mesmo sem perceber,
sendo levadas pela leve e constante brisa do desenvolvi-
mento humano. A educação, por ser uma fatia desse univer-
so em incessante fluxo, segue o mesmo caminho, bem como
os agentes com ela mais ou menos comprometidos.
O envolvimento dos docentes na construção dos TCCs
do PROEJA do IFRS Campus Porto Alegre mantém-se na
perspectiva de cumprir o PPC do curso. Embora uns mais
seguidores de Paulo Freire e militantes fervorosos da edu-
cação popular, outros menos ou freireanos só na teoria e
outros, ainda, declaradamente avessos a Freire, o grupo de
professores desempenha a sua função social buscando co-
laborar da melhor maneira possível com a formação dos es-
tudantes.
A atuação docente contribui desde o início do curso
para a produção final do trabalho de conclusão de curso.
Muitos educandos, quando começam a pensar no tema que
desejam trabalhar, optam primeiro pela escolha do orienta-
dor e, posteriormente, adequam o assunto à área de domí-
nio do professor. Esse movimento acontece de forma inver-
sa ao que a lei de atração da física nos apresenta, pois no
caso das definições de temas e orientadores, prevalece a lei
da simpatia que atrai e não a dos opostos.
Nesse momento, fica claro, o cidadão que além de fre-
quentar o curso em busca de conteúdos e de um diploma,
decidiu libertar-se da opressão, e os que buscam o/a pro-
fessor/a “durão”, “exigente”, “difícil” como dizem alguns es-
tudantes. De forma alguma estamos afirmando que os pro-
fessores com as caraterísticas mencionadas anteriormente
são incapazes de orientar bons trabalho, da mesma maneira
que não asseguramos que os freireanos são profissionais re-
lapsos e que passam a mão na cabeça dos estudantes sem a