392
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O trabalho
Os smartphones e seus aspectos positivos
e negativos no contexto do trabalho
foi uma inquietação do
educando que atua no mundo do trabalho como eletricista
e que via constantemente os seus colegas entretidos com
os aplicativos do
smartphone
enquanto ele sozinho realizava
o trabalho e via que os outros corriam risco de choque por
não estarem atentos. Ao mesmo tempo, ele reconhecia que
o aparelho era um facilitador em vários momentos durante
o trabalho. Assim, após realizar a pesquisa e a reflexão críti-
ca, conclui que:
Através da pesquisa bibliográfica foi possível iden-
tificar que o uso exagerado e inadequado dos
smartphones
pode prejudicar até mesmo a saúde
mental e física como aborda Spritzer et. al (2016).
Façamos sempre o possível uma reflexão para me-
diar a relação entre usuário e
smartphone
, isto é,
para que possamos fazer uma utilização saudável
da ferramenta, já que estas tecnologias estão ini-
ciando suas cruzadas. (FREITAS, 2016, p. 14)
Os dois TCCs apresentados demonstram que os edu-
candos conseguiram realizar o pensamento certo. Eles
analisaram os seus empregos e suas profissões e dentro
do panorama em que cada um se encontrava, destaca-
ram inquietações, pesquisaram soluções e reelaboraram o
pensar e o entender o mundo e a si mesmos no mundo.
Demonstraram assim como outros estudantes que se tor-
naram mulheres e homens capazes de, a partir dos seus
saberes, ir além e indagar, indagar-se, constatar e intervir,
intervindo educam e se educam. Pesquisam para conhecer
o que ainda não conhecem e comunicar ou anunciar a no-
vidade. (FREIRE, 2015, p. 31)
Os demais trabalhos de conclusão de curso que foram
igualmente pesquisados e criticamente produzidos, deto-
nam conforme Freire (2015), que,
a curiosidade como inquietação indagadora, como
inclinação ao desvelamento de algo, como pergun-
ta verbalizada ou não, como procura de esclareci-
mento, como sinal de atenção que sugere alerta,