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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O trabalho

Os smartphones e seus aspectos positivos

e negativos no contexto do trabalho

foi uma inquietação do

educando que atua no mundo do trabalho como eletricista

e que via constantemente os seus colegas entretidos com

os aplicativos do

smartphone

enquanto ele sozinho realizava

o trabalho e via que os outros corriam risco de choque por

não estarem atentos. Ao mesmo tempo, ele reconhecia que

o aparelho era um facilitador em vários momentos durante

o trabalho. Assim, após realizar a pesquisa e a reflexão críti-

ca, conclui que:

Através da pesquisa bibliográfica foi possível iden-

tificar que o uso exagerado e inadequado dos

smartphones

pode prejudicar até mesmo a saúde

mental e física como aborda Spritzer et. al (2016).

Façamos sempre o possível uma reflexão para me-

diar a relação entre usuário e

smartphone

, isto é,

para que possamos fazer uma utilização saudável

da ferramenta, já que estas tecnologias estão ini-

ciando suas cruzadas. (FREITAS, 2016, p. 14)

Os dois TCCs apresentados demonstram que os edu-

candos conseguiram realizar o pensamento certo. Eles

analisaram os seus empregos e suas profissões e dentro

do panorama em que cada um se encontrava, destaca-

ram inquietações, pesquisaram soluções e reelaboraram o

pensar e o entender o mundo e a si mesmos no mundo.

Demonstraram assim como outros estudantes que se tor-

naram mulheres e homens capazes de, a partir dos seus

saberes, ir além e indagar, indagar-se, constatar e intervir,

intervindo educam e se educam. Pesquisam para conhecer

o que ainda não conhecem e comunicar ou anunciar a no-

vidade. (FREIRE, 2015, p. 31)

Os demais trabalhos de conclusão de curso que foram

igualmente pesquisados e criticamente produzidos, deto-

nam conforme Freire (2015), que,

a curiosidade como inquietação indagadora, como

inclinação ao desvelamento de algo, como pergun-

ta verbalizada ou não, como procura de esclareci-

mento, como sinal de atenção que sugere alerta,