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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

do número de temas, a partir da leitura de textos.

Mas, sobretudo, esperamos que tenhas percebido a

importância de pensar certo, de refletir. Esperamos

que tenhas percebido que a nossa tarefa revolucio-

nária não poderia ser a de simplesmente dar infor-

mações. A nossa tarefa revolucionária exige de nós

não apenas informar corretamente, mas também

formar. Ninguém se forma realmente se não assu-

me responsabilidades no ato de formar-se. (FREIRE,

2011, p. 101-102)

A legítima preocupação freireana com a obtenção de

um bom aproveitamento por parte do estudante, principal-

mente, com o que se encontra ao final do curso técnico em

Administração modalidade PROEJA do IFRS Campus Porto

Alegre cede espaço ao contentamento de ler as pesquisas e

análises críticas desenvolvidas por mulheres e homens no-

vos, como cunhou Paulo Freire. Cidadãos novos que apro-

veitam uma educação nova “que se fundamenta na unidade

entre a prática e a teoria, entre o trabalho manual e o tra-

balho intelectual e que, por isso, incentive os educandos a

pensar certo.

2

” (FREIRE, 2011, p. 101) O pensar certo suge-

rido por Freire permeia a escrita crítica de cada trabalho de

conclusão de curso e intensifica-se durante a defesa oral do

trabalho para a banca diante dos colegas.

Os trabalhos produzidos de 2015 a 2017, versaram so-

bre os mais diversos temas, tais como: O uso de imagens em

campanhas publicitárias que causaram polêmica; Os

smar-

tphones

e seus aspectos positivos e negativos no contexto

do trabalho; O idoso e o mercado de trabalho; A precariza-

ção do trabalho e a incidência de LER/DORT na atualidade;

Atendimento telefônico ao cliente: aspectos para qualificar

o atendimento; O assédio moral no trabalho vivenciado

por alunos de um curso da modalidade PROEJA; Relato de

minha prática profissional e de vida; O trabalho análogo à

2

Paulo Freire esclarece na obra Pedagogia da Autonomia o seu conceito

de “pensar certo”, que é, entre outras ideias, uma “prática do educador de

inteligir, desafiar o educando com quem se comunica, a quem comunica,

a produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado. [...] O pensar

certo é dialógico e não polêmico”. (FREIRE, 2015, p. 39)