XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
do número de temas, a partir da leitura de textos.
Mas, sobretudo, esperamos que tenhas percebido a
importância de pensar certo, de refletir. Esperamos
que tenhas percebido que a nossa tarefa revolucio-
nária não poderia ser a de simplesmente dar infor-
mações. A nossa tarefa revolucionária exige de nós
não apenas informar corretamente, mas também
formar. Ninguém se forma realmente se não assu-
me responsabilidades no ato de formar-se. (FREIRE,
2011, p. 101-102)
A legítima preocupação freireana com a obtenção de
um bom aproveitamento por parte do estudante, principal-
mente, com o que se encontra ao final do curso técnico em
Administração modalidade PROEJA do IFRS Campus Porto
Alegre cede espaço ao contentamento de ler as pesquisas e
análises críticas desenvolvidas por mulheres e homens no-
vos, como cunhou Paulo Freire. Cidadãos novos que apro-
veitam uma educação nova “que se fundamenta na unidade
entre a prática e a teoria, entre o trabalho manual e o tra-
balho intelectual e que, por isso, incentive os educandos a
pensar certo.
2
” (FREIRE, 2011, p. 101) O pensar certo suge-
rido por Freire permeia a escrita crítica de cada trabalho de
conclusão de curso e intensifica-se durante a defesa oral do
trabalho para a banca diante dos colegas.
Os trabalhos produzidos de 2015 a 2017, versaram so-
bre os mais diversos temas, tais como: O uso de imagens em
campanhas publicitárias que causaram polêmica; Os
smar-
tphones
e seus aspectos positivos e negativos no contexto
do trabalho; O idoso e o mercado de trabalho; A precariza-
ção do trabalho e a incidência de LER/DORT na atualidade;
Atendimento telefônico ao cliente: aspectos para qualificar
o atendimento; O assédio moral no trabalho vivenciado
por alunos de um curso da modalidade PROEJA; Relato de
minha prática profissional e de vida; O trabalho análogo à
2
Paulo Freire esclarece na obra Pedagogia da Autonomia o seu conceito
de “pensar certo”, que é, entre outras ideias, uma “prática do educador de
inteligir, desafiar o educando com quem se comunica, a quem comunica,
a produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado. [...] O pensar
certo é dialógico e não polêmico”. (FREIRE, 2015, p. 39)