396
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ção e de ânsia por novas descobertas, de autonomia e de
subversão aos limites que o sistema os impõe.
Paulo Freire em suas obras escreveu repetidas vezes a
respeito das diferenças entre os docentes opressores, que
formatam, e os humanistas, que constroem
com
. Nesse sen-
tido, vale a pena relembrar que “para o educador humanista
[...] a incidência da ação é a realidade a ser transformada
por e
com
os outros homens e não estes. Quem atua sobre
os homens para, doutrinando-os, adaptá-los cada vez mais
à realidade que deve permanecer intocada são os domi-
nadores.” (FREIRE, 2018, p. 117) Ainda assim, é importante
reforçar que, apesar de haver essas duas correntes de pen-
samento opostas dentro do colegiado, é possível desempe-
nhar um trabalho de qualidade no PROEJA do IFRS Campus
Porto Alegre realizando a troca de saberes que oportuni-
zam os educandos à construção de resultados positivos na
sua formação integral humana, identitária, cultural, cidadã e
profissional.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Ao ler os escritos dos nossos egressos, contatamos
que os resultados propostos pelo PPC do PROEJA do IFRS
Campus Porto Alegre estão sendo plenamente alcançados.
Da mesma forma foram alcançados os objetivos deste texto
que previa trazer à luz a produção de final de curso dos nos-
sos estudantes e ponderar sobre a condição heterogênea
de pensamento docente que compõe o curso em questão
e de que forma o grupo contribui e certamente contribui
positivamente, não fosse assim, não teríamos os resultados
que temos com os TCCs que demonstram autonomia e visão
crítica de mundo, bem diferente das lentes do senso comum
que ingressam no curso no primeiro semestre.
A construção coletiva em busca de um mesmo ideal
de educação não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata
de um grupo com mais de 30 professores com participação
inconstante dentro do curso e seis turmas de em média 15
a 20 estudantes. Entretanto, a reflexão acerca dos TCCs pro-