Table of Contents Table of Contents
Previous Page  403 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 403 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

403

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

“Não devemos chamar o povo à escola para receber

instruções, postulados, receitas, ameaças, repreen-

sões e punições, mas para participar coletivamente

da construção de um saber, que vai além do saber

de pura experiência feito, que leve em conta as suas

necessidades e o torne instrumento de luta, pos-

sibilitando-lhe ser sujeito de sua própria história.”

Palavras-chave:

EJA. Proeja. Educação Profissional. Educa-

ção Popular.

REFERÊNCIAS

CHIZZOTTI, Antônio.

A Pesquisa Qualitativa em Ciências

Humanas e Sociais:

evolução e desafios, IN: Revista

Portuguesa de Educação, 2003, v. 16, n. 2, Universida-

de do Minho, Braga, Portugal. p. 221-236

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia:

saberes necessá-

rios a prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e

Terra, 1996 (Coleção Leitura).

_______.

Pedagogia do Oprimido.

32 ed. Rio de Janeiro, Paz

e Terra, 2002

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do cur-

rículo integrado. In FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RA-

MOS, M. (Orgs.).

Ensino Médio Integrado:

concepção

e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 106-127.