XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
403
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
“Não devemos chamar o povo à escola para receber
instruções, postulados, receitas, ameaças, repreen-
sões e punições, mas para participar coletivamente
da construção de um saber, que vai além do saber
de pura experiência feito, que leve em conta as suas
necessidades e o torne instrumento de luta, pos-
sibilitando-lhe ser sujeito de sua própria história.”
Palavras-chave:
EJA. Proeja. Educação Profissional. Educa-
ção Popular.
REFERÊNCIAS
CHIZZOTTI, Antônio.
A Pesquisa Qualitativa em Ciências
Humanas e Sociais:
evolução e desafios, IN: Revista
Portuguesa de Educação, 2003, v. 16, n. 2, Universida-
de do Minho, Braga, Portugal. p. 221-236
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessá-
rios a prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e
Terra, 1996 (Coleção Leitura).
_______.
Pedagogia do Oprimido.
32 ed. Rio de Janeiro, Paz
e Terra, 2002
RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do cur-
rículo integrado. In FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RA-
MOS, M. (Orgs.).
Ensino Médio Integrado:
concepção
e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 106-127.