XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
foram utilizados diferentes recursos como vídeos, músicas,
saídas de campo, pesquisas. Inicialmente as turmas foram
instigadas a observarem quais as inquietações presentes no
entorno escolar e de casa com o intuito de despertar a aten-
ção para a sua realidade, bem como, a curiosidade episte-
mológica. A partir de então, o movimento foi de busca por
estabelecer relações entre o contexto da comunidade esco-
lar, situações cotidianas de produção, organização, comer-
cialização e a lógica socioeconômica capitalista. Na horta, a
busca foi por práticas de produção de hortaliças sem o uso
de agrotóxicos, produção de húmus, proteção e adubação
orgânica do solo, uso de controle natural de pragas, uso de
sementes crioulas, preferencialmente.
No decorrer do ano, as contradições foram aparecen-
do durante as aulas nos debates e nas práticas porque a
proposição das disciplinas confronta as vivencias e concep-
ções de produção nas propriedades. A viabilidade da pro-
dução desvinculada dos pacotes tecnológicos foi a maior
inquietação demonstrada por alguns educandos ao passo
que outros sentiam-se contemplados por estarem “reman-
do contra a maré” ao estarem em transição voltando a pro-
dução para que seja orgânica.
RESULTADOS
Enquanto resultados prévios do movimento estabele-
cido, a evidência das contradições entre práticas agrícolas
de famílias organizadas com coletivos de feirantes em bus-
ca de “autonomia” na propriedade, porque já perceberam o
risco de tornarem-se empregados de empresas na sua pro-
priedade e práticas agrícolas atreladas à lógica de produção
monocultivista, convencional foi uma das maiores razões de
discussões e embates. Logo a escola pública tem o compro-
misso de trazer à tona conhecimentos historicamente siste-
matizados, estabelecer as relações históricas de produção
com o desenvolvimento econômico nacional vinculado
á
um
projeto de sociedade para que seja possível a compreen-
são do cotidiano que cerca a comunidade escolar e talvez