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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

foram utilizados diferentes recursos como vídeos, músicas,

saídas de campo, pesquisas. Inicialmente as turmas foram

instigadas a observarem quais as inquietações presentes no

entorno escolar e de casa com o intuito de despertar a aten-

ção para a sua realidade, bem como, a curiosidade episte-

mológica. A partir de então, o movimento foi de busca por

estabelecer relações entre o contexto da comunidade esco-

lar, situações cotidianas de produção, organização, comer-

cialização e a lógica socioeconômica capitalista. Na horta, a

busca foi por práticas de produção de hortaliças sem o uso

de agrotóxicos, produção de húmus, proteção e adubação

orgânica do solo, uso de controle natural de pragas, uso de

sementes crioulas, preferencialmente.

No decorrer do ano, as contradições foram aparecen-

do durante as aulas nos debates e nas práticas porque a

proposição das disciplinas confronta as vivencias e concep-

ções de produção nas propriedades. A viabilidade da pro-

dução desvinculada dos pacotes tecnológicos foi a maior

inquietação demonstrada por alguns educandos ao passo

que outros sentiam-se contemplados por estarem “reman-

do contra a maré” ao estarem em transição voltando a pro-

dução para que seja orgânica.

RESULTADOS

Enquanto resultados prévios do movimento estabele-

cido, a evidência das contradições entre práticas agrícolas

de famílias organizadas com coletivos de feirantes em bus-

ca de “autonomia” na propriedade, porque já perceberam o

risco de tornarem-se empregados de empresas na sua pro-

priedade e práticas agrícolas atreladas à lógica de produção

monocultivista, convencional foi uma das maiores razões de

discussões e embates. Logo a escola pública tem o compro-

misso de trazer à tona conhecimentos historicamente siste-

matizados, estabelecer as relações históricas de produção

com o desenvolvimento econômico nacional vinculado

á

um

projeto de sociedade para que seja possível a compreen-

são do cotidiano que cerca a comunidade escolar e talvez