410
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
reorganizar a produção na propriedade, de forma a cons-
truir no movimento da comunicação que Freire traz na obra
Comunicação ou Extensão. A Educação Popular do Campo
desmistifica as relações campo e cidade permitindo leituras
da realidade e organização da sociedade. A escola pública
é disputada pelo projeto liberal nacional constantemente e
a educação transformadora pressupõe comunicação e não
a extensão (FREIRE, 1983) pois, ninguém liberta ninguém a
tomada de consciência é individual, mas só pode acontecer
no coletivo. A educação bancária jamais permitirá a leitura
de mundo do proletariado, tanto menos a transformação
das relações opressoras.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo,
Pedagogia do Oprimido
.
6. ed. Rio de Janei-
ro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia
:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo.
Extensão ou Comunicação.
Tradução de Ro-
sisca Darcy de Oliveira; prefácio de Jacques Chonchol
7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93 p. (O Mun-
do, Hoje, v. 24).
MARX, Karl.
O Capital:
Crítica da economia política: livro I: o
processo de produção do capital/Karl Marx; tradução
Rubens Enderle. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
PALUDO, Conceição.
Educação popular em busca de al-
ternativas:
uma leitura desde o campo democrático
popular. Porto Alegre: Tomo Editorial; Camp, 2001.
PARO, Vitor Henrique.
Gestão Democrática da Escola Pú-
blica.
São Paulo: Ática, 1997.