XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
415
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
A Memória reflexiva
é uma avaliação de mão dupla,
tanto para educandos, quanto para professores, num pro-
cesso vivo de ensinar e aprender, de construir e reconstruir,
de trocas de conhecimentos. Tal movimento avaliativo refle-
te na sua essência, por mais simplista que possa parecer, as
ideias vanguardistas de Paulo Freire.
Palavras-chave
: Paulo Freire. Avaliação Emancipatória. Me-
mória Reflexiva
REFERÊNCIAS
ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica (Orgs.).
Por uma Educação do Campo.
Petrópois, RJ: Vozes,
2004.
BUFFON, Ivanete.
Escola, conhecimento e formação de
sujeitos:
a dialética como método. Passo Fundo, 2008.
Trabalho de conclusão de curso (graduação em Peda-
gogia). Universidade de Passo Fundo, 2008.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra,
2004.