Table of Contents Table of Contents
Previous Page  415 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 415 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

415

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

A Memória reflexiva

é uma avaliação de mão dupla,

tanto para educandos, quanto para professores, num pro-

cesso vivo de ensinar e aprender, de construir e reconstruir,

de trocas de conhecimentos. Tal movimento avaliativo refle-

te na sua essência, por mais simplista que possa parecer, as

ideias vanguardistas de Paulo Freire.

Palavras-chave

: Paulo Freire. Avaliação Emancipatória. Me-

mória Reflexiva

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica (Orgs.).

Por uma Educação do Campo.

Petrópois, RJ: Vozes,

2004.

BUFFON, Ivanete.

Escola, conhecimento e formação de

sujeitos:

a dialética como método. Passo Fundo, 2008.

Trabalho de conclusão de curso (graduação em Peda-

gogia). Universidade de Passo Fundo, 2008.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra,

2004.