XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
419
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
Neste breve estudo, ao discutirmos a formação do
professor para atuar na escola do e no campo, elegemos al-
gumas possibilidades de articulações desta formação inicial
com a pedagogia de Paulo Freire, entre elas destacamos: os
desafios postos à educação do campo; os diálogos possíveis
da educação do campo com a pedagogia freireana e; os diá-
logos cabíveis no processo de formação de docentes com a
pedagogia freireana.
METODOLOGIA
Neste texto apresentamos um recorte reflexivo-crítico,
trazendo algumas inferências da pedagogia freireana acerca
da formação de professores para a atuação na educação do
campo, tendo como referência o curso Interdisciplinar em
Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade
Federal da Fronteira Sul – UFFS,
campus
Erechim. O principal
objetivo do curso citado consiste em “desenvolver o proces-
so de formação inicial para o educador do
campo, de modo
que esteja capacitado para engajar-se aos desafios que se
enlaçam à educação e à vida do e no campo, dialogando e
mobilizando os sujeitos para que se assumam consciente e
politicamente como
sujeitos históricos e de direitos”
3
. Cer-
tamente, o objetivo nos possibilita inferir que a pedagogia
freireana, traz princípios relevantes para organizar situações
formativas aos futuros professores, para que realmente pos-
sam
engajar nas lutas históricas do povo do camponês. Na
condição de professores do curso, procuramos conduzir as
reflexões no horizonte epistemológico da pedagogia frei-
reana, considerando as dimensões, pedagógica, social, polí-
tica, econômica e cultural da realidade do campo. Ao olhar
o processo formativo implementado neste curso, buscamos
em Minayo et al (2007), a referência de que a observação
participante, enquanto procedimento metodológico de co-
leta de dados, favorece a aproximação do investigador com
o objeto de estudo, sem perder de vista as diferentes in-
3
Objetivo geral do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências
da Natureza, referenciado no seu PPC, elaborado em 2012 (p. 36).