Table of Contents Table of Contents
Previous Page  424 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 424 / 2428 Next Page
Page Background

424

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sustentável, da valorização da arte popular mostra que é

possível continuar construindo uma vida no campo digna,

com qualidade de vida, mesmo diante dos desafios do con-

texto atual.

A educação do campo, no contexto da pedagogia e da

filosofia freireanas, é a forma que os sujeitos desse meio têm

de problematizar sua existência a fim de buscar meios para

continuar a construir sua vida nesse espaço sem sofrer, de

forma tão forte, a influência da lógica capitalista de explo-

ração do mundo. O campo é um espaço de disputa. Os su-

jeitos do campo não podem esperar passivamente que esse

espaço seja tomado física e ideologicamente pelos grandes

latifundiários, seja pela produção do agronegócio, seja pelo

latifúndio do saber que padroniza e molda num único for-

mato o conhecimento.

Fortalecer os povos do campo significa tomar à edu-

cação do campo, a história do campo e do seu saber, as con-

cepções de mundo dos sujeitos do campo, os desafios do

contexto atual juntamente com outras temáticas referentes

ao contexto do campo como objetos de investigação como

diz Arroyo (2006). A ação transformadora, para Freire (2004),

só é possível se for embasada em sólido conhecimento que

não é apenas verbalismo, mas é práxis verdadeira. A liberda-

de do oprimido acontece, primeiramente, a partir da cons-

ciência da opressão e do preparo para se fazer frente a ela.

A permanência dos povos do campo, com qualidade de vida

e com dignidade depende de uma educação pensada jun-

tamente com eles, depende de uma educação do campo e

não somente no campo ou para o campo. Nesse sentido,

não há educação do campo que não seja dialógica.

DIÁLOGOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A

PEDAGOGIA FREIREANA

Articular a formação inicial de professores com os pro-

pósitos de atuação na escola do e no campo, representa um

desafio aos formadores que veem na proposta de um curso

uma perspectiva formativa com teor político-pedagógico