424
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sustentável, da valorização da arte popular mostra que é
possível continuar construindo uma vida no campo digna,
com qualidade de vida, mesmo diante dos desafios do con-
texto atual.
A educação do campo, no contexto da pedagogia e da
filosofia freireanas, é a forma que os sujeitos desse meio têm
de problematizar sua existência a fim de buscar meios para
continuar a construir sua vida nesse espaço sem sofrer, de
forma tão forte, a influência da lógica capitalista de explo-
ração do mundo. O campo é um espaço de disputa. Os su-
jeitos do campo não podem esperar passivamente que esse
espaço seja tomado física e ideologicamente pelos grandes
latifundiários, seja pela produção do agronegócio, seja pelo
latifúndio do saber que padroniza e molda num único for-
mato o conhecimento.
Fortalecer os povos do campo significa tomar à edu-
cação do campo, a história do campo e do seu saber, as con-
cepções de mundo dos sujeitos do campo, os desafios do
contexto atual juntamente com outras temáticas referentes
ao contexto do campo como objetos de investigação como
diz Arroyo (2006). A ação transformadora, para Freire (2004),
só é possível se for embasada em sólido conhecimento que
não é apenas verbalismo, mas é práxis verdadeira. A liberda-
de do oprimido acontece, primeiramente, a partir da cons-
ciência da opressão e do preparo para se fazer frente a ela.
A permanência dos povos do campo, com qualidade de vida
e com dignidade depende de uma educação pensada jun-
tamente com eles, depende de uma educação do campo e
não somente no campo ou para o campo. Nesse sentido,
não há educação do campo que não seja dialógica.
DIÁLOGOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A
PEDAGOGIA FREIREANA
Articular a formação inicial de professores com os pro-
pósitos de atuação na escola do e no campo, representa um
desafio aos formadores que veem na proposta de um curso
uma perspectiva formativa com teor político-pedagógico