XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
429
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
CARVALHO, Horácio M. de; COSTA, Francisco de Assis. Agri-
cultura camponesa. In: CALDART et. al. (Orgs.).
Dicio-
nário da Educação do Campo
. 2. ed. Rio de Janeiro:
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São
Paulo: Expressão Popular, 2012.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido.
17. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 1987.
_______.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessários à
prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
MINAYO, Maria C. de S.; DESLANDES, Suely F.; GOMES, Ro-
meu (Orgs.)
Pesquisa Social:
teoria, método e criativi-
dade. 25 ed. ver. e atualiz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
SARTORI, Jerônimo; SEGAT, Taciana Camera. Educação frei-
reana: a formação docente como ato de libertação. In:
ANDREOLA, Balduino Antonio et al. (orgs.).
Formação
de Educadores:
da itinerância das universidades à es-
cola itinerante. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 111-128.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, Campus Ere-
chim.
Projeto Pedagógico do Curso Interdisciplinar
em Educação do Campo
: Ciências da Natureza. Ere-
chim, 2012.