Table of Contents Table of Contents
Previous Page  428 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 428 / 2428 Next Page
Page Background

428

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

assumir formas de ação rebelde. Num que fazer libertador

não se pode perder de vista esta maneira de ser dos oprimi-

dos, nem esquecer este momento de despertar” (1987, p. 51).

Entendemos, pois, que a formação de educadores

para atuar na escola do e no campo, articulada com os prin-

cípios freireanos pode/deve oferecer aos futuros docentes

uma formação sólida para que postulem junto aos seus

educandos estratégias de organização para libertar-se do

caráter de dependência, tornando-se sujeitos emancipados

na acepção da palavra. Para isso, a ação pedagógica neces-

sita pautar-se pela análise da realidade concreta, de modo a

colocar no horizonte da organização e do desenvolvimento

do conteúdo, o diálogo entre os saberes da experiência e os

conhecimentos curriculares.

Por fim, enfatizamos nossa crença na proposta da Edu-

cação do Campo, na pedagogia freireana e na possibilida-

de de formar docentes na perspectiva do fortalecimento da

consciência crítica, da valorização da vida do e no campo, da

criação de condições objetivas para viver de maneira digna

no campo. Desse modo, é indispensável que

nos processos

formativos, tanto de educadores como de educandos não

“[...] esquecer que a libertação dos oprimidos [camponeses]

é libertação de homens e não de ‘coisas’. Por isto, se não é

autolibertação – ninguém se liberta sozinho -, também não

é libertação de uns feita por outros” (1987, p. 53).

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel Gonzalez. A escola do campo e a pesqui-

sa do campo: metas. In: MOLINA, Mônica Castagna.

Educação do campo e pesquisa

: questões para re-

flexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrá-

rio, 2006.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART,

R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G.

(Orgs.).

Dicionário da Educação do Campo.

São Pau-

lo: Expressão Popular, 2012.