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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Síntia Maritis Hipólito Canilha

Silvana Maria Gritti

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola, alunos.

INTRODUÇÃO

Educação do Campo ainda é um processo em constru-

ção, embora já faça parte de inúmeros pareceres e artigos,

podemos constatar a juventude do próprio termo “ Educa-

ção do Campo”. Mas a luta por reconhecimento dos sujeitos

protagonistas da vida no campo é muito antiga, senão, uma

das mais antigas deste país. Desde o fim da escravidão e

a chegada dos povos imigrantes a terra é propriedade de

poucos e serve para a exploração de muitos. Assim também

pode-se dizer sobre a educação.

O presente projeto de pesquisa, que está sendo de-

senvolvido junto ao Curso de Mestrado Profissional em

Educação da Universidade Federal do Pampa-Unipampa/

Jaguarão, busca discutir e compreender as concepções da

Educação do Campo concebendo-a como uma proposta

de extrema importância para a qualidade da educação dos

trabalhadores do campo, mas que vem enfrentando inúme-

ras dificuldades por tratar-se de uma proposta que busca o

fortalecimento de minorias pouco favorecidas, que histo-

ricamente ficaram a margem da educação. Para isso, pro-

ponho discutir como a escola E. E. M. João Simões Lopes

Neto responde as expectativas de formação dos alunos na

perspectiva da Educação do Campo.

METODOLOGIA

A proposta do projeto teve início com o estudo de

documentos da escola e aplicação de um questionário aos

alunos do 3º ano da Escola estadual de Ensino Médio João