XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Síntia Maritis Hipólito Canilha
Silvana Maria Gritti
Palavras-chave:
Educação do Campo, Escola, alunos.
INTRODUÇÃO
Educação do Campo ainda é um processo em constru-
ção, embora já faça parte de inúmeros pareceres e artigos,
podemos constatar a juventude do próprio termo “ Educa-
ção do Campo”. Mas a luta por reconhecimento dos sujeitos
protagonistas da vida no campo é muito antiga, senão, uma
das mais antigas deste país. Desde o fim da escravidão e
a chegada dos povos imigrantes a terra é propriedade de
poucos e serve para a exploração de muitos. Assim também
pode-se dizer sobre a educação.
O presente projeto de pesquisa, que está sendo de-
senvolvido junto ao Curso de Mestrado Profissional em
Educação da Universidade Federal do Pampa-Unipampa/
Jaguarão, busca discutir e compreender as concepções da
Educação do Campo concebendo-a como uma proposta
de extrema importância para a qualidade da educação dos
trabalhadores do campo, mas que vem enfrentando inúme-
ras dificuldades por tratar-se de uma proposta que busca o
fortalecimento de minorias pouco favorecidas, que histo-
ricamente ficaram a margem da educação. Para isso, pro-
ponho discutir como a escola E. E. M. João Simões Lopes
Neto responde as expectativas de formação dos alunos na
perspectiva da Educação do Campo.
METODOLOGIA
A proposta do projeto teve início com o estudo de
documentos da escola e aplicação de um questionário aos
alunos do 3º ano da Escola estadual de Ensino Médio João