XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
Então, ao anunciar a crença da formação de profes-
sores em diálogo com os princípios freireanos, reforçamos
a necessidade de (re)fazer a busca pela (re)construção de
práticas pedagógicas que privilegiem a formação da cons-
ciência crítica e da emancipação humana. Visualizamos, des-
se modo, “[...] que não é possível pensar a superação do
simples assistir a criança [educando], do fracasso escolar, da
baixa qualidade do ensino, descolados de uma prática po-
lítica séria de formação de professores” (SARTORI & SEGAT,
2010, p. 124).
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS
As compreensões que emergem acerca da formação
de professores para atuar na Educação do e no Campo, cons-
tituem-se em grandes desafios às agências e aos agentes
formadores de educadores. A política pública denominada
Educação do Campo, fora forjada na luta dos movimentos
sociais, especialmente dos Movimentos dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra (MST), que buscou e busca incessantemen-
te uma educação em que os sujeitos camponeses sejam os
seus protagonistas. De acordo com Caldart (2012), a Educa-
ção do Campo coloca-se para além dela mesma, ou seja, é
representativa da “consciência da mudança”.
A Educação do Campo, desse modo, tem estreita re-
lação com a pedagogia de Freire, pelo fato de empenhar-
-se, por meio de seus protagonistas (os camponeses), pela
transformação da realidade. Assim, como a essência da pe-
dagogia freireana a Educação do e no Campo se constrói
pela luta e pela resistência daqueles sujeitos que reivindi-
cam os seus direitos historicamente renegados, entre eles
- uma educação de qualidade e terra para produzir e viver
dignamente no Campo.
Nesse sentido, fazendo uma analogia com Freire a Edu-
cação do e no Campo luta para que os camponeses tomem
consciência da sua condição de oprimidos e, ao mesmo tem-
po construam saídas para o seu estado de opressão. Para sair
do estado de opressão, conforme Freire é fundamental “[...]